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dc.contributor.advisorPellanda, Paulo César-
dc.contributor.advisorPinto, Marcos Ferreira Duarte-
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Cristina Vieira-
dc.date.accessioned2021-05-18T17:52:44Z-
dc.date.available2021-05-18T17:52:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9098-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia da computação) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractUm Sistema de Navegação Inercial do tipo Strapdown (SNIS) opera com base em estimativas de posição, velocidade e orientação a partir dos sinais adquiridos de sensores inerciais – acelerômetros e giroscópios – fixados rigidamente no veículo. Um SNIS executa basicamente dois processos: o processo de inicialização e em seguida o processo de navegação. O processo de inicialização consiste em determinar o alinhamento inicial do sistema, isto é, estima a orientação angular (atitude) inicial do SNIS em relação a um sistema de referência. O processo de navegação estima, a cada instante, os parâmetros ou variáveis navegacionais: posição, velocidade, rumo e atitude do veículo. Este trabalho tem por objetivo modelar o processo de inicialização, mais especificamente, a concepção de um algoritmo que permita realizar o alinhamento de um SNIS em movimento. Assim, é possível reinicializar o sistema após longo tempo de navegação, recuperando a exatidão da informação do sistema e atendendo as necessidades operacionais da missão, depois da ocorrência de uma falha ou queda de energia ou ainda do desligamento para realização de uma manutenção preventiva, sem a interrupção do movimento do veículo. Com o alinhamento em movimento não há necessidade de parar o veículo para reiniciar a navegação, evitando-se atrasos no cumprimento da missão ou a exposição temporária do veículo em cenários potencialmente perigosos. O algoritmo de alinhamento executa o alinhamento em duas fases: alinhamento grosseiro e alinhamento fino. Ambos fazem uso da filtragem de Kalman para estimar o erro de bias dos sensores e os erros das variáveis navegacionais do sistema. De acordo com a estimação dos bias dos sensores, o Sistema de Navegação Inercial fornece as informações de posição e orientação com maior exatidão, a cada instante. Os algoritmos implementados foram testados a fim de avaliar a sua eficácia relativa ao problema proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlgoritmo de alinhamentopt_BR
dc.subjectSistema de navegaçãopt_BR
dc.subjectSistema inercialpt_BR
dc.subjectStrapdownpt_BR
dc.titleAlgoritmo de alinhamento em movimento de um sistema de navegação inercial do tipo strapdownpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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