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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pellanda, Paulo César | - |
dc.contributor.advisor | Pinto, Marcos Ferreira Duarte | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Cristina Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T17:52:44Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T17:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9098 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia da computação) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | Um Sistema de Navegação Inercial do tipo Strapdown (SNIS) opera com base em estimativas de posição, velocidade e orientação a partir dos sinais adquiridos de sensores inerciais – acelerômetros e giroscópios – fixados rigidamente no veículo. Um SNIS executa basicamente dois processos: o processo de inicialização e em seguida o processo de navegação. O processo de inicialização consiste em determinar o alinhamento inicial do sistema, isto é, estima a orientação angular (atitude) inicial do SNIS em relação a um sistema de referência. O processo de navegação estima, a cada instante, os parâmetros ou variáveis navegacionais: posição, velocidade, rumo e atitude do veículo. Este trabalho tem por objetivo modelar o processo de inicialização, mais especificamente, a concepção de um algoritmo que permita realizar o alinhamento de um SNIS em movimento. Assim, é possível reinicializar o sistema após longo tempo de navegação, recuperando a exatidão da informação do sistema e atendendo as necessidades operacionais da missão, depois da ocorrência de uma falha ou queda de energia ou ainda do desligamento para realização de uma manutenção preventiva, sem a interrupção do movimento do veículo. Com o alinhamento em movimento não há necessidade de parar o veículo para reiniciar a navegação, evitando-se atrasos no cumprimento da missão ou a exposição temporária do veículo em cenários potencialmente perigosos. O algoritmo de alinhamento executa o alinhamento em duas fases: alinhamento grosseiro e alinhamento fino. Ambos fazem uso da filtragem de Kalman para estimar o erro de bias dos sensores e os erros das variáveis navegacionais do sistema. De acordo com a estimação dos bias dos sensores, o Sistema de Navegação Inercial fornece as informações de posição e orientação com maior exatidão, a cada instante. Os algoritmos implementados foram testados a fim de avaliar a sua eficácia relativa ao problema proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo de alinhamento | pt_BR |
dc.subject | Sistema de navegação | pt_BR |
dc.subject | Sistema inercial | pt_BR |
dc.subject | Strapdown | pt_BR |
dc.title | Algoritmo de alinhamento em movimento de um sistema de navegação inercial do tipo strapdown | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
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