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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pellanda, Paulo César | - |
dc.contributor.advisor | Moreira, Andre Louzada | - |
dc.contributor.author | Villar, André Filipe Esteves | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T17:20:01Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T17:20:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9092 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo aplicar um método de similaridade dinâmica baseado nas equações características de sistemas dinâmicos em um protótipo de aeronave de asas rotativas, para a escolha de um modelo em escala reduzida que mais se aproxime da dinâmica do protótipo no domínio adimensional, favorecendo uma adequada predição e avaliação da sua dinâmica de voo. Embora o método de análise dimensional seja amplamente utilizado nos estudos de similaridade aplicados à dinâmica de veículos que aparecem na literatura especializada, o método da equação característica, que é mais popular na área da mecânica dos fluidos, apresenta algumas particularidades que fazem do seu uso uma alternativa interessante do ponto de vista prático. Em contraste com o primeiro, que não requer um conhecimento detalhado sobre a dinâmica do sistema para conduzir a um conjunto mínimo, mas não único, de parâmetros Π adimensionais, o segundo método permite a obtenção de um conjunto único de parâmetros Π com significados físicos, dispensando procedimentos de tentativa e erro. A capacidade de prever a dinâmica de um veículo a partir de uma versão em escala têm contribuído para a evolução de diversos equipamentos e procedimentos. Neste sentido, a dinâmica do protótipo é comparada, no espaço adimensional, com a dos modelos em escala, com o objetivo de escolher aquele que apresente um comportamento mais próximo da performance do sistema em escala real. Após a escolha do melhor modelo, excitações em função de forças e momentos resultantes são aplicadas a fim de comparar o comportamento dinâmico do protótipo com o do modelo escolhido, para duas configurações distintas de decolagem. Com a análise da similaridade dinâmica incompleta por meio de modelos em escala, espera-se que o aeromodelo escolhido se comporte o mais próximo possível do protótipo real, comparado aos demais modelos considerados. Para testar o método, o helicóptero Huey II utilizado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro é tomado como protótipo e, como modelos em escala reduzida, são escolhidos quatro aeromodelos comerciais. Como resultado, observa-se que a classificação dos modelos que melhor representam o protótipo no espaço adimensional depende tanto das variáveis de estado, que são escolhidas como prioridade no estudo, quanto da manobra que se pretende analisar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Similaridade dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aeronave | pt_BR |
dc.subject | Asa rotativa | pt_BR |
dc.title | Similaridade dinâmica aplicada a modelos de aeronaves de asas rotativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
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