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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPellanda, Paulo César-
dc.contributor.advisorMoreira, Andre Louzada-
dc.contributor.authorVillar, André Filipe Esteves-
dc.date.accessioned2021-05-18T17:20:01Z-
dc.date.available2021-05-18T17:20:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9092-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo aplicar um método de similaridade dinâmica baseado nas equações características de sistemas dinâmicos em um protótipo de aeronave de asas rotativas, para a escolha de um modelo em escala reduzida que mais se aproxime da dinâmica do protótipo no domínio adimensional, favorecendo uma adequada predição e avaliação da sua dinâmica de voo. Embora o método de análise dimensional seja amplamente utilizado nos estudos de similaridade aplicados à dinâmica de veículos que aparecem na literatura especializada, o método da equação característica, que é mais popular na área da mecânica dos fluidos, apresenta algumas particularidades que fazem do seu uso uma alternativa interessante do ponto de vista prático. Em contraste com o primeiro, que não requer um conhecimento detalhado sobre a dinâmica do sistema para conduzir a um conjunto mínimo, mas não único, de parâmetros Π adimensionais, o segundo método permite a obtenção de um conjunto único de parâmetros Π com significados físicos, dispensando procedimentos de tentativa e erro. A capacidade de prever a dinâmica de um veículo a partir de uma versão em escala têm contribuído para a evolução de diversos equipamentos e procedimentos. Neste sentido, a dinâmica do protótipo é comparada, no espaço adimensional, com a dos modelos em escala, com o objetivo de escolher aquele que apresente um comportamento mais próximo da performance do sistema em escala real. Após a escolha do melhor modelo, excitações em função de forças e momentos resultantes são aplicadas a fim de comparar o comportamento dinâmico do protótipo com o do modelo escolhido, para duas configurações distintas de decolagem. Com a análise da similaridade dinâmica incompleta por meio de modelos em escala, espera-se que o aeromodelo escolhido se comporte o mais próximo possível do protótipo real, comparado aos demais modelos considerados. Para testar o método, o helicóptero Huey II utilizado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro é tomado como protótipo e, como modelos em escala reduzida, são escolhidos quatro aeromodelos comerciais. Como resultado, observa-se que a classificação dos modelos que melhor representam o protótipo no espaço adimensional depende tanto das variáveis de estado, que são escolhidas como prioridade no estudo, quanto da manobra que se pretende analisar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimilaridade dinâmicapt_BR
dc.subjectAeronavept_BR
dc.subjectAsa rotativapt_BR
dc.titleSimilaridade dinâmica aplicada a modelos de aeronaves de asas rotativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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