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dc.contributor.advisorDuca, Marcos Luiz da Silva Del-
dc.contributor.authorNeves, Ubirajara Oliveira Vieira das-
dc.date.accessioned2021-03-23T14:07:05Z-
dc.date.available2021-03-23T14:07:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8960-
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade analisar os cenários atuais em que existam ou possam existir conflitos, na área sob influência do Brasil, com destaque para as relações existentes entre as ações do governo federal nas questões do Atlântico Sul, com a capacidade de projeção de poder do Brasil no cenário internacional. O Brasil é o líder inconteste da América Latina, devido às expressões econômica, militar e política do poder. Essa liderança é ferramenta de grande valor para a projeção de poder no mundo, devendo ser explorada em toda e qualquer oportunidade que o país tenha para demonstrar seu pendor à solução de conflitos de forma pacífica, diplomática e democrática. Sob esta ótica, os países do entorno geográfico buscam no Brasil um aliado para alinhamento político e econômico. As instituições democráticas brasileiras e seu povo, naturalmente pacífico e respeitador da pluralidade, encontram-se instigados a buscar novas soluções a possíveis crises que possam surgir na América Latina e demais países em desenvolvimento, como no continente africano. Além das possibilidades de conflitos bélicos, surgiram outras fontes de ameaças, tais como crime organizado, e tráfico internacional de armas e drogas, os quais se intensificaram e ultrapassaram as fronteiras nacionais ao longo das últimas décadas, contribuindo para uma configuração regional em que a baixa propensão aos conflitos interestatais é acompanhada de altos índices de criminalidade, e obrigando as nações a buscar políticas capazes de mitigar tais problemas em escala regional. Desafiadora é a tarefa brasileira de liderar os debates e soluções para a crises e conflitos, principalmente quando regimes totalitários de viés socialista-comunista causam instabilidade psicossocial, política e econômica no seu entorno geográfico. Por fim, a consecução do grande objetivo estratégico de liderar a expansão do Mercado Comum do Sul está calcada na capacidade de dar respostas rápidas e efetivas às crises financeiras e políticas no cenário internacional, bem como de manter voz ativa nas questões de segurança perante os demais organismos internacionais, como Organização dos Estados Americanos, a Organização das Nações Unidas e a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul. ____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is the final analysis of the main events in which there is a possibility of conflicts, in the area under influence of Brazil. It intents regard to the existing relations between the federal government and the South Atlantic, with brazilian power projection at the international scenario. Brazil is the uncontested leader of Latin America, become economic, military and political power. This leadership is a great value tool for the power projection in the world, and should be explored in all the opportunities when Brazil has to demonstrate its vocation of conflicts solution in a peaceful, diplomatic and democratic way. On this point of view, the countries of the geographical environment seek Brazil as a political and economic ally. Brazilian democratic institutions and brazilian people are peaceful and feel instigated to look for new solutions to different problems that may arise in Latin America and other not developing countries, as africans ones. Beyond possibilities of war conflicts, there will be other sources of threats, as organized crime, and international drug and weapons trafficking, which will intensify and extend over national borders over the last decades. This scenario has contributed to a regional configuration in which there are few interstate conflicts, but increased by high crime rates, obligating nations to seek policies capable of mitigating such problems on a regional scale. The showed situation challenges brazilian’s leadership of leading the debates and solutions for crises and conflicts, mainly when totalitarian regimes of socialist-communist ideologies cause instability of psychosocial, political and economic in its geographical environment. Finally, a major strategic objective of leading the expansion of “Mercado Comum do Sul”, based on the ability to provide quick and effective responses to financial crisis and international policies. In fact, Brazil has to ensure that is interested in security, together international organizations, such as the Organization of American States, the United National Organization and the South Atlantic Peace and Cooperation Zone.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtlântico Sulpt_BR
dc.subjectProjeção de poderpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titleA ilha de estabilidade brasileira no Atlântico Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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