Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Genebaldo Gomes-
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Gomes de-
dc.date.accessioned2021-03-21T19:51:38Z-
dc.date.available2021-03-21T19:51:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8952-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca mostrar, por meio de uma pesquisa aplicada, a relevância do ensino de Cálculo I na formação de oficiais da Linha Militar Bélica do Exército Brasileiro. Essa pesquisa abrangeu uma revisão de literatura na qual se priorizou enfatizar o Ensino por Competências e o desenvolvimento da Matemática na formação de oficiais da Academia Militar de West Point, referência no ensino e na formação militar.Paralelamente, foi aplicado um questionário a professores da Disciplina de Cálculo I que trabalharam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de forma a contemplar a experiência dos mesmos no campo da docência, vindo a contribuir com informações relevantes a respeito do Ensino por Competências e da prática de ensino de Cálculo I. Não obstante, procuramos verificar que outras competências poder vir a ser mobilizadas com a disciplina de Cálculo I, de maneira que o processo de ensino-aprendizagem possa se tornar cada vez mais significativo, preparando o futuro oficial da Linha Bélica para os desafios diários de sua profissão. This article seeks to show, through applied research, the relevance of the teaching of Calculus I in the training of officers of the Brazilian Army. This research included a literature review in which priority was given to the teaching by Skills and the development of Mathematics in the training of officers of the West Point Military Academy, a reference in teaching and military training. At the same time, a questionnaire was applied to teachers of Calculus I who worked in the Army Cadet Preparatory School, in order to contemplate their experience in the teaching field, contributing with relevant information regarding the Teaching by Skills and the practice of Calculation I teaching. Nevertheless, we try to verify that other skills may be mobilized with the subject of Calculus I, so that the teaching-learning process may become more and more significant, preparing the future officer for the daily challenges of their profession.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino militar bélicopt_BR
dc.subjectEnsino por competênciaspt_BR
dc.titleA relevância do ensino de Cálculo I na formação do futuro oficial da linha bélica do Exército Brasileiro sob o ponto de vista do ensino por competênciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM_QCO_2020_Cap_Rafael.pdf441,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.