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dc.contributor.advisorAlmeida, Eduardo Lemos Pereira de-
dc.contributor.authorFarias, Johnestown Haullinson-
dc.date.accessioned2021-03-02T14:13:54Z-
dc.date.available2021-03-02T14:13:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8865-
dc.description.abstractAtualmente, a importância estratégica da Amazônia brasileira tem trazido diversos reflexos para esta nação. As incomensuráveis riquezas naturais e culturais agregam à região amazônica a necessidade de ações voltadas para a sua integração nacional, proteção de sua riqueza, progresso regional, defesa da soberania, dentre outras ações alinhadas com os objetivos nacionais permanentes do país. Nesse contexto, a presença do Estado nos rincões mais distantes da fronteira norte do Brasil, ainda que dificultada pelos diferentes índices de desenvolvimentos regionais, é feita por meio de diversos órgãos federais, dentre eles estão as Forças Armadas brasileiras. No que se refere a essas últimas, o Exército Brasileiro se apresenta com o maior efetivo militar na região, se fazendo presente por meio de inúmeras Organizações Militares, dentre elas os Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) e Destacamentos Especiais de Fronteira (DEF). Porém, a manutenção da presença desses efetivos destacados ao longo da fronteira norte do país tem se tornado um desafio para a Força Terrestre, principalmente devido às dificuldades de locomoção na região amazônica, uma das principais características daquele bioma. Dessa forma, o EB tem procurado aperfeiçoar as suas capacidades militares a fim de atender às demandas dessas frações destacadas, buscando agregar maior flexibilidade, adaptabilidade e sustentabilidade em suas ações. Para isso, a Força Terrestre tem contratado aeronaves civis com o intuito de prover a logística dos PEF/DEF, complementando o uso de aeronaves militares que, atualmente, não tem apresentado capacidade suficiente para atender toda a demanda logística dessas frações. Assim, as peculiaridades do emprego dessas aeronaves civis requerem estudos aprofundados, a fim de aperfeiçoar e otimizar o uso dos meios aéreos atualmente empregados. _________________________________________________________________________________________________ RESUMEN Actualmente, la importancia estratégica de la Amazonía brasileña ha traído varias reflexiones para esta nación. La gran variedad de riquezas naturales y culturales agregan a la Amazonia la necesidad de acciones dirigidas para fortalecer la integración nacional, la protección de sus riquezas, el progreso regional, la defensa de la soberanía, dentro de otras acciones alineadas con los objetivos nacionales permanentes del país. En este contexto, la presencia del Estado en los puntos más alejados de la frontera norte de Brasil, aunque obstaculizada por los diferentes índices de desarrollos regionales, ocurre por intermedio de diversos órganos federales, dentro de ellos están las Fuerzas Armadas brasileñas. En lo que se refiere a esas últimas, el Ejército Brasileño (EB) se presenta con el efectivo militar más grande en la región, haciéndose presente por medio de innumerables organizaciones militares; dentro de ellas, los Pelotones Especiales de Frontera (PEF) y los Destacamentos Especiales de Frontera (DEF). Sin embargo, el mantenimiento de la presencia de estos efectivos destacados a lo largo de la frontera norte del país se está convirtiendo en un desafío para la Fuerza Terrestre, principalmente debido a las dificultades de desplazamientos en la Amazonía, una de las principales características de aquel ambiente. De esa forma, el EB viene buscando mejorar sus capacidades militares para que pueda atender a las demandas de esas fracciones destacadas, buscando agregar mayor flexibilidad, adaptabilidad y sustentabilidad en sus acciones. En este contexto, la Fuerza Terrestre ha contratado aeronaves civiles, para apoyar la logística de los PEF/DEF, en complemento a la utilización de aeronaves militares que, actualmente, no han presentado suficiente capacidad para atender toda la demanda logística de esas fracciones. Así, las peculiaridades del empleo de estos aviones civiles requieren estudios más profundos, con el propósito de perfeccionar y optimizar el empleo de los medios aéreos actualmente utilizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectMeios aéreospt_BR
dc.subjectPEFpt_BR
dc.titleAs peculiaridades do emprego de aeronaves civis (contratadas) na logística dos Pelotões Especiais de Fronteirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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