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dc.contributor.advisorFigueiredo, Andesron Luiz Alves-
dc.contributor.authorFerreira, Marcus Vinicius Alves-
dc.date.accessioned2021-03-02T13:58:04Z-
dc.date.available2021-03-02T13:58:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8858-
dc.description.abstractA partir do Início do século XXI o Exército Brasileiro passou, de fato, a implantar novas estruturas segundo concepções mais modernas de planejamento e gestão, buscando introduzir mudanças que permitam sair de uma Instituição própria do conflito industrial e de 3ª Geração, para um Exército da era do conhecimento e de 4ª Geração preparado para as constantes mutações da Arte da Guerra. Nesse contexto, insere-se a estruturação e a sistematização do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEX), como forma de atender as necessidades de um mundo globalizado, onde a informação em tempo real, atinge todas as camadas da população, tendo o poder de formar uma opinião e consolidá-la sem que a instituição possa reagir, normalmente, na mesma velocidade. Para gerenciar tudo isso é imprescindível possuir elementos preparados e altamente capacitados para confrontar uma situação de crise, onde a primeira resposta talvez seja a única chance de manutenção da credibilidade e, consequentemente, da liberdade de ação das tropas. Como foco desse trabalho, foi analisada a forma de atuação do SISCOMSEX no gerenciamento de crises de imagem, levantando os pontos que podem ser melhorados, à luz da literatura atual que trata do assunto. Desse modo, foi elaborada uma introdução que objetivou ambientar o leitor sobre a influencia da globalização na comunicação. No desenvolvimento, foram apresentados os conceitos de comunicação de crise e de estado de normalidade, as formas de atuação do gerenciamento de crise mais utilizadas na atualidade e as formas de atuação do SISCOMSEX. Por fim, como parte conclusiva, foi elaborada uma comparação entre as formas de atuação, apontando os pontos da doutrina de comunicação social, em vigor no Exército Brasileiro, que podem ser aperfeiçoadas. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT From the beginning of the 21st century, the Brazilian Army began, in fact, to implement new structures according to more modern conceptions of planning and management, seeking to introduce changes that would allow it to move from an Institution that is part of the industrial and 3rd Generation conflict, to an Army era of knowledge and 4th Generation prepared for the constant mutations of the Art of War. In this context, the structuring and systematization of the “Sistema de Comunicação Social do Exército” (SISCOMSEX) is inserted, as a way to meet the needs of a globalized world, where real-time information reaches all layers of the population, having the power to form an opinion and consolidate it without the institution being able to react, normally, at the same speed. In order to manage all this, it is essential to have elements prepared and highly qualified to confront a crisis situation, where the first response may be the only chance to maintain the credibility and, consequently, the freedom of action of the troops. As a focus of this work, the way SISCOMSEX acted in the management of image crises was analyzed, raising the points that can be improved, in the light of the current literature that deals with the subject. In this way, an introduction was elaborated that aimed to acclimate the reader about the influence of globalization in communication. In the development, the concepts of crisis communication and normality were presented, as well as the current forms of crisis management and the ways in which SISCOMSEX operates. Finally, as a conclusive part, a comparison was made between the ways of acting, pointing out the points of the social communication doctrine, in force in the Brazilian Army, which can be improved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.subjectGerenciamento de crisept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectReputaçãopt_BR
dc.subjectLiberdade de açãopt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleO emprego do Sistema de Comunicação Social do Exército no gerenciamento de crise de imagem, em períodos de normalidade : uma propostapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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