Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSobrinho, Hélio Viana Santos-
dc.contributor.authorMota, Thiago Wanzeler-
dc.date.accessioned2021-02-25T14:21:38Z-
dc.date.available2021-02-25T14:21:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8756-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo procura verificar a eficiência do emprego dos novos sistemas de simulação de combate no ensino como forma de potencializar os métodos de ensino-aprendizagem no âmbito dos Centros de Adestramentos, Centros de Instrução e Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro. A simulação de combate no ensino é dividida em três modalidades, a simulação construtiva, a virtual e a viva. A construtiva é a modalidade de simulação que envolvem militares e instrumentos simulados, empregando sistemas simulados, controlados por pessoas reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A virtual é a modalidade na qual são envolvidas pessoas reais, empregando sistemas simulados, ou criados em computador, simulando virtualmente os materiais de emprego militar (MEM) e o terreno. A viva é a modalidade na qual são envolvidas pessoas reais, empregando MEM real, no mundo real, com o apoio de sensores, dispositivos e outros instrumentos que possibilitam acompanhar o elemento e simular os efeitos dos engajamentos. É nesse contexto que se delimita o presente estudo, cujo objetivo é fornecer subsídios que possibilitem o planejamento e a otimização da utilização da simulação no ensino aprendizagem, por intermédio do método científico estatístico, por meio das percepções dos militares que passaram por essa experiência, particularmente no que tange na combinação das modalidades de simulação de combate. A pesquisa teve início por intermédio de uma revisão de literatura sobre o assunto, por meio de manuais doutrinários do Exército Brasileiro, portarias do EB sobre o assunto, artigos científicos recentes e artigos na rede mundial de computadores, incluindo artigos estrangeiros sobre o tema. A ferramenta utilizada para a coleta de dados foi o questionário, tendo contado com a amostra de 181 militares, desde a graduação de Soldado ao posto de Coronel, que tiveram contato com os novos e velhos sistemas de simulação de combate, tanto como instruendo, como instrutor e avaliador.Da análise dos resultados restou o apurado que a maior parte da amostra apontou que houve melhora nos métodos de ensino-aprendizagem bem como concordaram que a combinação de duas ou mais modalidades de simulação em um mesmo exercício potencializa a consciência situacional dos militares submetidos pela simulação de combate. Chegou-se a conclusão que houve melhora na eficiência do processo de ensino aprendizagem no âmbito dos CA, CI e Estb Ens da Força Terrestre, principalmente, se houver a combinação das modalidades de simulação no mesmo exercício, proporcionando à Força Terrestre a manutenção do adestramento da tropa, antenada com a doutrina militar vigente, e ao mesmo tempo, proporcionando economia de recursos financeiros advindos do não emprego prematuro dos MEM nobres, seja nos custos de sua utilização seja no deslocamento destes para área de operações, além de evitar o desgaste antecipado de peças de reposição e evitar possíveis acidentes por imperícia ou negligência por ocasião de sua utilização. Tornando assim a simulação de combate uma importantíssima ferramenta para o treinamento e adestramento antes do emprego real.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulação de combatept_BR
dc.subjectSistemas de simulaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleSimulação do combate no ensinopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC Cap Wanzeler 2020.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.