Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes Júnior, Luis Augusto | - |
dc.contributor.author | Kapiski, Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T11:46:02Z | - |
dc.date.available | 2021-02-24T11:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8703 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda incialmente uma síntese da Região Amazônica e delimita a população ao estado de Rondônia por possuir características suficientes para definir tal ambiente. Em seguida é realizada uma apresentação da equipagem Logistic Support Bridge, LSB, suas possibilidades e limitações. Diante das peculiaridades do terreno amazônico como grandes vãos nos cursos d´água, baixa planimetria, alto índice pluviométrico, chega-se a questão de estudo: as equipagens LSB dos Batalhões de Engenharia de Construção são capazes de suprir as necessidades para o apoio a órgãos governamentais durante as enchentes da região amazônica, no estado de Rondônia, de modo eficiente, possuindo como óbice a trafegabilidade das estradas e a largura dos cursos d’água? Diante desse problema o estudo desenvolve-se com uma extensa pesquisa bibliográfica em relação as enchentes, apoio a órgãos governamentais, experiências nacionais e estrangeiras no emprego da LSB. Durante o desenvolvimento da pesquisa confrontou-se as cinco maiores cidades do estado de Rondônia, as principais rodovias e cursos d´água que passam por elas. Notou-se que os vãos desses rios são muito maiores que a capacidade da LSB e que as estradas possuem suporte adequado para o transporte da equipagem. Analisando-se o emprego da equipagem em 2012, em uma operação do 5° Batalhão de Engenharia de Construção na BR-364 em Porto Velho/RO, ficou evidenciado que as características da Amazônia influenciam a possibilidade de emprego da ponte. Portanto chegou-se à conclusão de que o lançamento da LSB é viável somente em condições particulares, sendo que na maioria das vezes suas características não são eficazes para o apoio aos órgãos governamentais em casos de catástrofes naturais. Entretanto quando são atendidos os parâmetros para seu emprego, como o vão de até 61m, a equipagem atende muito bem a demanda exigida, possibilitando um apoio eficaz aos órgãos governamentais em casos de catástrofes naturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | LSB | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Apoio | pt_BR |
dc.title | O emprego da LSB na defesa civil em apoio a órgãos governamentais em catástrofes naturais no estado de Rondônia | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - 4021 - Cap Kapiski.pdf | 980,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.