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dc.contributor.advisorCarvalho, Cláudio Adilson Brito de-
dc.contributor.authorBarreto, Eduardo Menna-
dc.date.accessioned2021-02-23T18:51:14Z-
dc.date.available2021-02-23T18:51:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8683-
dc.description.abstractO Estado brasileiro usufrui de uma posição estratégica, tanto em termos territoriais, devido à sua abrangência continental, quanto em termos marítimos, em razão da extensão de 7,4 mil km de costa, conferindo a esse espaço relevância geoestratégica de caráter comercial e de securitização. Com o projeto da nova estratégia brasileira definida na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa de 2020, o governo brasileiro esclarece suas prioridades no entorno estratégico. Este é direcionado para a América do Sul, o Atlântico Sul, os países da costa ocidental africana e a Antártica. No atual cenário geopolítico internacional, as potencialidades presentes na porção sul do Atlântico ganham especial relevância frente ao incremento da demanda mundial por recursos naturais estratégicos. Neste contexto, o Atlântico Sul pode vir a se tornar uma zona de projeção de poder de potências externas, não só em razão da magnitude das reservas petrolíferas descobertas recentemente, mas também devido à existência de valiosas riquezas minerais dos fundos oceânicos e ao ressurgimento das rotas sul-atlânticas como importante via de comunicação e intercâmbio mundial. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar de que forma o Brasil utiliza as instituições multilaterais das quais participa, para se projetar nessa importante área geopolítica, considerando-se todo o dinamismo que esta região vem adquirindo, tanto pelo desenvolvimento do Brasil, como pelas mudanças ocorridas na região do Atlântico Sul, com a forte presença de atores extra-regionais e suas implicações para esse cenário geopolítico. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Brazilian state occupies a strategic position, both in terms of territory, because of its continental scope, as in maritime terms, due to the extent of 7400 km of coastline, giving this space geostrategic relevance of a commercial nature and securitization. With the project of the new Brazilian strategy defined in the National Defense Plan (NDP) and the National Defense Strategy 2020, the Brazilian government clarifies your priorities in the strategic environment. This is directed to South America, the South Atlantic, the countries of the West African coast and Antarctica. In the current international geopolitical scenario, the potentialities present in the southern portion of the Atlantic gain special relevance in view of the increase in world demand for strategic natural resources. In this context, the South Atlantic may become an area of power projection for external powers not only due to the magnitude of the recently discovered oil reserves, but also due to the presence of valuable mineral wealth from the ocean floor and the resurgence of routes Atlantic regions as an important means of communication and worldwide exchange. The main objective of this work is to demonstrate how Brazil uses the multilateral institutions it participates to project itself in this important geopolitical area. Due to all the dynamism verified both by the development of Brazil and by the changes that occurred in the South Atlantic region with the strong presence of extra-regional actors and their implications for this geopolitical scenario.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtlântico Sulpt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.subjectMultilateralismopt_BR
dc.subjectPNDpt_BR
dc.subjectENDpt_BR
dc.titleA participação do Brasil nas instituições multilaterais como forma de projeção do país no Atlântico Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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