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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Everton Campos-
dc.contributor.authorBrasil, Marcelo Velâme Fernandes-
dc.date.accessioned2021-02-23T17:21:25Z-
dc.date.available2021-02-23T17:21:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8647-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A prática do Treinamento Físico Militar (TFM) é inquestionável no âmbito do Exército Brasileiro (EB). As modificações constantes nos programas e métodos de treinamento fazem com que a Força Terrestre se preocupe em proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento e manutenção da condição física mínima para o desempenho das funções impostas aos militares. A maneira de analisar a condição física individual do militar é por meio do Teste de Avaliação Física (TAF), cujo ao final do teste é estabelecido uma menção. No corrente ano, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) modificou a maneira de se avaliar o TAF, agora ele será avaliado por meio dos conteúdos da aprendizagem e não mais como uma prova formal. Com isso, este estudo procurou analisar o estado de motivação do discente para a prática de atividade física com a nova proposta de mensurar o TAF. Objetivo: O objetivo geral foi analisar se a nova valorização do TAF dos capitães alunos da EsAO 2020, influenciará diretamente na motivação do discente em busca do aprimoramento de sua condição física. Metodologia: A amostra foi composta por 93 oficiais alunos da Fase Presencial 2020, voluntários, do segmento masculino, dos diversos cursos da EsAO e aptos para o serviço. Foi submetido aos militares voluntários um questionário, elaborado no Google Forms, transmitido via internet. Para tal, utilizou-se como parâmetros o nível de confiança igual a 90% e erro amostral de 10%. Resultados: Foi observado diferenças significativas, quase três vezes maior, no estado de motivação dos discentes, principalmente no estado “muito motivado”, caso o TAF valesse como uma prova formal se comparado com a motivação do aluno para a atual forma de mensurar o teste. Não houve diferenças significativas no estado de motivação para a prática de atividades físicas de forma presencial e em domicílio. Quanto a frequência para a prática de atividades físicas verifica-se que 100% dos discentes realizariam a preparação física mínima, prevista pelo American College of Sport Medicine, para a manutenção da sua condição física, caso o TAF valesse como uma prova formal. Conclusão: Portanto, pode-se inferir que o discente estaria mais motivado a buscar o aprimoramento da sua condição física caso o TAF fosse valorizado como uma prova formal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento físico militar (TFM)pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectTeste de avaliação física (TAF)pt_BR
dc.titleTreinamento físico militar : analisar o estado de motivação do aluno para a prática de atividades físicas com a nova proposta de mensuração do teste de avaliação física (TAF)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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