Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Marco Antonio-
dc.contributor.authorLisbôa, Caio de Vargas-
dc.date.accessioned2021-02-18T17:19:00Z-
dc.date.available2021-02-18T17:19:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8520-
dc.description.abstractA dimensão informacional do ambiente operacional cresceu de importância no combate moderno. Isso dá-se em função de que na Era do Conhecimento, a informação e seu uso são os ativos de destaque e cada vez mais consumidos pela população. A ampliação do acesso à internet associado ao surgimento de uma massa de mídias impactou a forma como esse ativo chega à sociedade e é “consumido” por ela. A alteração desse processo, modificou a maneira como se forma o senso comum da sociedade, a Opinião Pública. A importância da Opinião Pública reside no fato de que ela se torna, por vezes, em fator legitimador das ações de governos. Impacta, também, nas atividades das Forças Armadas, quando do uso da força e, quando em tempo de paz, na consecução dos seus próprios objetivos estratégicos. Dessa forma, a atuação no ambiente informacional para obter o controle da narrativa no sentido de influenciar os públicos-alvo de interesse e a própria opinião pública, tornou-se de fundamental importância para os Exércitos, seja para ampliar sua liberdade de ação, seja para limitar a do oponente, o que impacta diretamente no processo decisório, quando em operações. Tal constatação, também, pode ser trazida para os momentos fora de conflitos/crise quando a força busca informar/influenciar públicos diversos no suporte ao atingimento dos seus próprios objetivos. Nesse contexto, aparecem as Capacidades Relacionadas à Informação, e, dentre elas, principalmente a Comunicação Social e as Operações Psicológicas, pois são elas que atuam influenciando os públicos. A sinergia de suas ações é fundamental na consecução dos interesses institucionais, desde o tempo de paz, sendo, portando necessária sua maior integração. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar a possibilidade de emprego da chamada Comunicação Estratégica como ferramenta que possibilitaria uma melhor sincronização e alinhamento dessas capacidades quando atuando em conjunto sobre uma mesma situação no ambiente informacional, principalmente nos níveis mais elevados de planejamento e decisão do Exército Brasileiro. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The informational dimension of the operational environment has increased in importance in the modern combat. This due to the fact that in the Knowledge Era, information and its use are the main assets and increasingly consumed by the population. The expansion of internet access associated with the emergence of a mass of media has impacted how this asset reaches society and is “consumed” by it. The modification of this process has changed the way in which society's common sense, the Public Opinion, is formed. The importance of Public Opinion lies in the fact that it sometimes becomes a legitimizing factor in government actions. It also impacts the activities of the Armed Forces, when using force and, when in peace, in achieving its own strategic objectives. Thus, acting in the informational environment to obtain control of the narrative in order to influence the target audiences and public opinion, has become very important for the Armies, either to expand their freedom of action or to limit this freedom of the opponent, which directly impacts the decision-making process, when in operations. Such can also be brought to moments out of conflict / crisis when the force seeks to inform /to influence audiences to support their actions when reaching their own goals. In this context, the Information-Related Capabilities appears, and among them, mainly, the Social Communication and the Psychological Operations, as they are the ones that influence publics, the ones whose actions impact directly the common sense of the society. The synergy of its actions is fundamental in the pursuit of institutional interests, since the time of peace, and therefore, its greater integration is necessary. In this sense, the present study aimed to analyse the possibility of using the so-called Strategic Communication as a tool that would enable a synchronization and alignment of these capabilities when acting together on the same situation in the information environment, especially at the highest levels of planning and decision of the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapacidades relacionadas à informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectOperações psicológicaspt_BR
dc.subjectOperações de informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectDimensão informacionalpt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleA integração das capacidades relacionadas à informação que atuam sobre o público, Comunicação Social e Operações Psicológicas, desde o tempo de paz, no nível estratégico-operacional, a luz do conceito da Comunicação Estratégicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 6298 - LISBÔA.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.