Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Glauco Gonçalves da-
dc.contributor.authorBatista, Erick Raydan-
dc.date.accessioned2021-01-21T12:45:04Z-
dc.date.available2021-01-21T12:45:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8414-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractAssim como a dinâmica informacional, os métodos e processos educacionais estão em constante e atrelada transformação. A contemporânea evolução tecnológica e digital e seus efeitos sobre a dimensão informacional é causa de um processo irreversível de transformação nas interações educacionais. Visando atender a demanda de uma sociedade na qual o conhecimento e a informação generalizada encontram-se facilmente acessíveis, a metodologia de ensino tem passado por uma inevitável revisão. Novas demandas estão presentes, assim como novos recursos. O discente, hoje, encontra-se constantemente conectado ao ambiente da internet, o que gera o pensamento dinâmico, multidisciplinar e, muitas vezes, desorganizado e saturado de informação, fatores que constituem um desafio. Por outro lado, o docente tem a possibilidade de adentrar esse ambiente e utilizá-lo a seu favor na proposta de educar, através de diversas e, relativamente, novas ferramentas. Dentre elas, tem-se a possibilidade da realização do processo de Ensino a Distância, termo popularizado nos diversos meios acadêmicos e de pesquisa científica na sigla “EAD”. Como extrato heterogêneo da comunidade acadêmica brasileira, o ambiente de ensino militar do Exército Brasileiro voltado para o efetivo profissional também passa por esse processo de transformação. Os mesmos quadros situacionais são encontrados acrescidos de algumas especificidades positivas e negativas. Ao passo que o discente militar cultua por essência a disciplina, é interessado e abnegado na busca do aperfeiçoamento, ele precisa enfrentar as distâncias provocadas pela cultura da vivência nacional, as atribulações de suas funções que por vezes não permitem seu afastamento e, ainda, a impossibilidade do trânsito para as escolas e centros de aperfeiçoamento. Diante disso, o Exército Brasileiro tem buscado implementar o EAD em suas escolas, colégios e centros de ensino e aperfeiçoamento. Tal medida é tomada tanto no intuito de prover novos conhecimentos e capacidades totalmente à distância, quanto diminuir a carga horária dos módulos de cursos presenciais. Tal estratégia foi implementada com sucesso na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. O seu cronograma prevê, atualmente, dois anos de formação: o primeiro em EAD e o segundo em ensino presencial. O corpo de discentes da linha de ensino militar bélica em EAD da EsAO é composto por Capitães-Alunos distribuídos em diversas regiões do país, sob diferentes óticas culturais e vivendo em plena era da informação. Além disso, ainda apresentam as problemáticas das especificidades que suas funções exigem e que a carreira militar os impõe. Tal quadro é um desafio para a Seção de Ensino à Distância e para o próprio Capitão Aluno. Considerando o quadro apresentado, o presente trabalho de pesquisa tem o intuito de, limitando-se à turma de Capitães-Alunos da EsAO em EAD do ano de 2019, explorar tal panorama, buscando analisar o desafio enfrentado no trabalho da Seção de Ensino a Distância dessa Escola, explorar especificidades enfrentadas pelos Capitães Alunos nas suas funções em seus quartéis de origem e buscar estabelecer uma relação desses fatores com os graus obtidos nas Provas Formais referentes ao EAD 2019.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.subjectTecnologia aplicada ao ensinopt_BR
dc.titleEnsino à distância : a tecnologia de ensino a distância do curso de aperfeiçoamento de oficiais : fatores que influenciam o desempenho do alunopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC - Cap RAYDAN.pdf445,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.