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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Adão da-
dc.contributor.authorMaymone, Rodolfo de Azevedo-
dc.date.accessioned2021-01-21T11:27:12Z-
dc.date.available2021-01-21T11:27:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8387-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractA fase de instrução individual de qualificação capacita o soldado para ser empregado na defesa externa. Essa fase é importante porque define a Qualificação Militar (QM) do combatente, ou seja, a especialidade na qual o militar estará habilitado a executar individualmente, as atividades relacionadas às suas funções dentro da guarnição, equipe ou grupo. No entanto, a instrução militar dada a esses instruendos pode ser prejudicada por diversas atividades militares, programadas ou não, que rivalizam em importância com a prática do ensino. Ainda, apesar de ser normatizado, a instrução militar não é padronizada, o que pode gerar discrepâncias no nível de aprendizado dos militares de uma maneira geral. Este trabalho propõe o uso da videoaula como uma ferramenta de ensino, voltada para auxílio dos instrutores, monitores e auxiliares na ministração de seus conteúdos. Essa técnica pode vir a mitigar diversos problemas costumeiramente encontrados nos corpos de tropa, os quais, de certa forma, já foram internalizados como rotina, mas continuam a consumir tempo e recursos. A formação do Soldado Operador de Comunicações (QM 11-74) foi escolhida como pioneira para a implementação dessa solução haja vista que a referida Qualificação Militar depende de um arcabouço teórico relativamente extenso, em detrimento as outras QM, além das atividades práticas inerentes à especialidade. O presente trabalho busca ser um indutor da inserção da videoaula como uma opção de técnica de ensino e como ferramenta de instrução militar, a fim de contribuir com a constante melhoria na qualidade do ensino militar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInstrução militarpt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectComunicaçõespt_BR
dc.titleProposta de uso da videoaula como ferramenta de instrução militar para o soldado operador de comunicações (QM 11-74)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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