Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Adão da | - |
dc.contributor.author | Maymone, Rodolfo de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T11:27:12Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T11:27:12Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8387 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fase de instrução individual de qualificação capacita o soldado para ser empregado na defesa externa. Essa fase é importante porque define a Qualificação Militar (QM) do combatente, ou seja, a especialidade na qual o militar estará habilitado a executar individualmente, as atividades relacionadas às suas funções dentro da guarnição, equipe ou grupo. No entanto, a instrução militar dada a esses instruendos pode ser prejudicada por diversas atividades militares, programadas ou não, que rivalizam em importância com a prática do ensino. Ainda, apesar de ser normatizado, a instrução militar não é padronizada, o que pode gerar discrepâncias no nível de aprendizado dos militares de uma maneira geral. Este trabalho propõe o uso da videoaula como uma ferramenta de ensino, voltada para auxílio dos instrutores, monitores e auxiliares na ministração de seus conteúdos. Essa técnica pode vir a mitigar diversos problemas costumeiramente encontrados nos corpos de tropa, os quais, de certa forma, já foram internalizados como rotina, mas continuam a consumir tempo e recursos. A formação do Soldado Operador de Comunicações (QM 11-74) foi escolhida como pioneira para a implementação dessa solução haja vista que a referida Qualificação Militar depende de um arcabouço teórico relativamente extenso, em detrimento as outras QM, além das atividades práticas inerentes à especialidade. O presente trabalho busca ser um indutor da inserção da videoaula como uma opção de técnica de ensino e como ferramenta de instrução militar, a fim de contribuir com a constante melhoria na qualidade do ensino militar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Instrução militar | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | Comunicações | pt_BR |
dc.title | Proposta de uso da videoaula como ferramenta de instrução militar para o soldado operador de comunicações (QM 11-74) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Cap Maymone final.pdf | 497,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.