Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Adão da | - |
dc.contributor.author | Souza, Weslei Zoroastro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T11:21:17Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T11:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8384 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino por Competências implantado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais pressupõe a existência da transmissão e mobilização de capacidade e conhecimentos. De acordo com os Planos de Disciplinas apresentados em tal metodologia de ensino, a Escola visa a construção do conhecimento por meio da resolução de situações-problema, com base na confluência de conteúdos, habilidades, atitudes e valores. O processo de avaliação da aprendizagem no Ensino Por Competências foi implantado de forma a se verificar o desenvolvimento dos conteúdos de aprendizagem factuais, conceituais procedimentais e atitudinais. Os Conteúdos Atitudinais estão relacionados com os valores, capacidades morais e atitudes que são desenvolvidos em situação escolar e são regulados pelas Normas Internas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais (NIDACA). Neste estudo foi apresentado os conceitos utilizados para realizar a Avaliação Lateral dos Conteúdos Atitudinais dos alunos da Turma do Curso de Comunicações 2019 e apresentar uma análise dos principais erros e distorções no processo de avaliação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário quali-quantitativo aplicado aos ex-discentes. Os resultados permitem levantar oportunidades de melhorias e aprimoramento no processo de Avaliação Lateral no que tange a conscientização e preparação dos alunos para sua realização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino por competências | pt_BR |
dc.subject | Avaliação lateral | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos atitudinais | pt_BR |
dc.title | Avaliação lateral no ensino por competências no curso de comunicações 2019 : análise dos erros e distorções apresentadas nas avaliações dos conteúdos atitudinais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Científico Cap Zoroastro - E F.pdf | 425,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.