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dc.contributor.advisorMaciel, Nilson Nunes-
dc.contributor.authorCosta, Raphael Henrique Rocha da-
dc.date.accessioned2021-01-06T11:29:34Z-
dc.date.available2021-01-06T11:29:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8212-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo procura avaliar a atual sistemática de ensino voltado para a atividade de polícia do exército (PE). A PE é uma especialidade de tropa de Infantaria que possui o terceiro maior efetivo da arma, vocacionada para a fiscalização e manutenção da ordem e da disciplina, com capacidades específicas. Nesse sentindo, é apta a realizar ações policiais em todos os campos de atuação da Força Terrestre. As crescentes transformações tecnológicas, ocorridas na Era do Conhecimento, impulsionam o Exército Brasileiro a galgar por uma transformação da Doutrina Militar Terrestre (DMT) de forma a acompanhar essas transformações. A nova realidade vivenciada pelo Exército Brasileiro orienta o Processo de Transformação, conduzindo à adoção da sistemática do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). Cada capacidade, adequada para fazer frente às ameaças visualizadas no estudo dos cenários prospectivos, deve atender a seus sete fatores determinantes – doutrina, organização, adestramento, material, educação, pessoal e infraestrutura (DOAMEPI). A revisão de literatura descreve as missões da polícia do exército e a atual situação e organização quanto as suas atribuições funcionais. Em seguida, evidencia como estão distribuídos e como são ministrados os cursos e estágios destinados às atividades de PE. Faz-se também uma análise e apresentação da organização e funcionamento de centros de instrução ou escolas similares em outras nações: Estados Unidos da América, Espanha e Colômbia. Após isso, expõe as capacidades operativas atribuídas à polícia do exército. A pesquisa reuniu, por meio de dois questionários, a experiência de militares, servindo atualmente em alguma OMPE, possuidores de cursos ou estágios de PE. Posteriormente, foram realizadas cinco entrevistas com comandantes e excomandantes de Unidade, com o objetivo de levantar a opinião desses militares experientes à respeito do assunto. Todos os resultados obtidos corroboram a impressão granjeada da falta de padronização das táticas, técnicas e procedimentos, além da doutrina desatualizada. Como produto final do trabalho, foi elaborado um Apêndice (D) com uma possível solução que pudesse resolver este problema: a proposta de criação do Centro de Instrução de Polícia do Exército (CIPE) como forma de contribuir para a melhoria das especializações dos militares e ampliação das capacidades operativas das OMPE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolícia do exércitopt_BR
dc.subjectCapacidades operativaspt_BR
dc.subjectPlanejamento baseado em capacidadespt_BR
dc.titleA criação do centro de instrução de polícia do exército como contribuição para a ampliação das capacidades operativas das organizações militares de polícia do exército : uma propostapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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