Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marcos Vinicius | - |
dc.contributor.advisor | Imbiriba, Gustavo Passos de Lalor | - |
dc.contributor.advisor | Amaral, Igor Oliveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Mateus Drumond de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T14:06:26Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T14:06:26Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8096 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Material Bélico. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação financeira pode ser considerada um meio de desenvolvimento uma vez que cidadãos bem instruídos quanto a este assunto se tornam consumidores mais conscientes e exigentes, capazes de utilizar seus recursos financeiros de maneira sábia. Além disso a manutenção de uma vida financeiramente sustentável é um dos fatores fundamentais para que se mantenha a qualidade de vida de um indivíduo e, portanto, sua capacidade laborativa, fato que se aplica inclusive para o Exército Brasileiro. Porém sabe-se que este conhecimento muitas vezes não é divulgado da maneira como deveria, tampouco explorado pelas escolas e instituições de ensino com o enfoque necessário, o que faz com que muitos cidadãos não apresentem os conhecimentos básicos para manter uma vida financeira saudável. O presente trabalho buscou analisar quais seriam estes conhecimentos através da elaboração de um referencial teórico e realizar uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, dentro do corpo de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, afim de levantar dados acerca no nível de instrução dos cadetes. Dessa forma, foi possivel realizar uma comparação entre os conceitos levantados e os dados coletados dos cadetes e estabelecer uma análise do conhecimento dos cadetes acerca do assunto. Foi utilizada uma amostra de 60 cadetes, sendo metade pertencente ao primeiro ano de formação e outra metade pertencente ao quarto ano da formação. Estes cadetes foram submetidos a um questionário (apêndice A) e tiveram suas respostas analisadas com base no referencial teórico. Através da pesquisa foi possivel concluir que os cadetes possuem certo conhecimento sobre educação financeira, mas apresentam comportamentos que podem leva-los a futuras complicações. A maior parte dos cadetes analisados não realiza um planejamento financeiro detalhado, o que reflete em outros aspectos como a estagnação financeira. Muitos cadetes se mostraram inseguros ou pouco seguros em relação a seus conhecimentos financeiros o que refletiu em resultados que mostram que apenas uma parte menor dos cadetes analisados consegue administrar com maior excelência seus recursos. Foi possivel perceber a deficiência existente em relação a apresentação destes conhecimentos pela Academia, que representou apenas 6% das fontes de aprendizado do assunto. Com esta pesquisa foi possivel perceber que o Academia precisa trabalhar melhor e de maneira mais próxima do cadete para apresentar de forma formal este conteúdo. Foi possivel verificar que de maneira geral a visão do cadete em relação ao assunto está alinhada com a parte teoria levantada, mas ainda existe pouca prática dos conhecimentos levantados. ________________________________________________________________________________________ Financial education can be considered a means of development once educated citizens on this subject become more aware and demanding consumers, able to use their financial resources wisely. Furthermore, the maintenance of a financially sustainable life is one of the fundamental factors for maintaining the quality of life of an individual and, therefore, his working capacity, a fact that applies even to the Brazilian Army. However, it is known that this knowledge is often not disseminated in the way it should, nor is it exploited by schools and educational institutions with the necessary focus, which means that many citizens do not have the basic knowledge to maintain a healthy financial life. The present work sought to analyze what this knowledge would be through the elaboration of a theoretical reference and to conduct a field research, through a questionnaire, within the cadet corps of the Military Academy of Agulhas Negras, in order to raise data about the level of instruction of the cadets. In this way, it was possible to make a comparison between the concepts raised and the data collected from the cadets and establish an analysis of the cadets' knowledge on the subject. A sample of 60 cadets was used, half belonging to the first year of the Academy and the other half belonging to the fourth year of the Academy. These cadets were submitted to a questionnaire (appendix A) and their answers were analyzed based on the theoretical reference. Through the research it was possible to conclude that the cadets have some knowledge about financial education, but have behaviors that can lead them to future complications. Most of the cadets analyzed do not carry out detailed financial planning, which reflects to other aspects such as financial stagnation. Many cadets were insecure or unsafe in relation to their financial knowledge, which reflected in results that show that only a smaller part of the cadets analyzed can manage their resources with greater excellence. It was possible to perceive the existing deficiency in relation to the presentation of this knowledge by the Academy, which represented only 6% of the sources of learning on the subject. With this research it was possible to realize that Academia needs to work better and closer to the cadet to formally present this content. It was possible to verify that, in general, the cadet's vision in relation to the subject is aligned with the theory part raised, but there is still little practice of the knowledge raised. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Corpo de cadetes | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade | pt_BR |
dc.title | A educação financeira e suas aplicações para o desenvolvimento de estabilidade na vida econômica do futuro oficial do Exercito Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cad 7203 DRUMOND.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.