Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Nadja de Assis-
dc.contributor.advisorCunha, Ricardo Teixeira da-
dc.contributor.authorNascimento, Núbia Neri Do-
dc.date.accessioned2020-12-09T13:43:52Z-
dc.date.available2020-12-09T13:43:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7993-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados e as possibilidades emergidas com o ensino remoto no CMBH, em tempos de pandemia do COVID-19. A pesquisa foi baseada em análise exploratória de abordagem quanti- qualitativa. Para coleta de dados, realizou-se a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo. Utilizaram -se, como instrumento de coletas de dados, entrevista semiestruturada e questionário. Foram sujeitos da pesquisa seis gestores de ensino, professores, alunos e pais responsáveis. A análise dos dados qualitativos deu-se por meio da análise de conteúdos das entrevistas realizadas. Já as análises dos dados quantitativos ocorreram por meio de técnicas estatísticas. Os principais resultados na pesquisa no CMBH no tocante à desafios foram: resistência em aderir às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC‟s) pelos usuários da comunidade escolar; instabilidade do sistema com utilização simultânea das ferramentas da Plataforma Moodle. Enquanto as possibilidades foram assinaladas as seguintes inferências: a contratação de uma empresa a fim sanar as dificuldades de instabilidade do sistema, a transposição do ensino presencial para o remoto, em tempos de pandemia do COVID- 19, no CMBH, nos moldes estabelecidos pelo Ministério de Educação e Cultura, com o uso das TDIC‟s. Por fim, possibilitou-se um aprimoramento de um software no contexto de uma instituição escolar pública federal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This article aims to present the challenges and the possibilities that emerged with remote education at CMBH, in times of the COVID-19 pandemic. The research was based on an exploratory analysis with a quantitative and qualitative approach. For data collection, bibliographic, documentary and field research was carried out. Semi-structured interviews and questionnaires were also used as an instrument for data collection. Teaching managers, teachers, students and responsible parents were surveyed. The analysis of the qualitative data was based on the the analysis of the content of the interviews carried out. The analysis of the quantitative data was carried out using statistical techniques. The main results of the research at CMBH regarding the challenges were: resistance to adhering to Digital Information and Communication Technologies (TDIC‟s) by users of the school community; system instability with simultaneous use of the Moodle Platform tools. In regards to the possibilities, the following inferences were pointed out: the hiring of a company in order to remedy the difficulties of system instability at CMBH, the transposition of face-to-face education to the remote one, in times of the COVID-19 pandemic, in the manner established by the Ministry of Education and Culture, using TDIC's. Finally, it was possible to improve software in the context of a federal public school institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM_QCO_2020_Cap Núbia.pdf928,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.