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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeres, Carlos Roberto-
dc.contributor.authorWattimo, Pedro Henrique Castro Dias-
dc.date.accessioned2020-12-08T13:17:23Z-
dc.date.available2020-12-08T13:17:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7937-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020.pt_BR
dc.description.abstractA Engenharia da Força Expedicionária Brasileira, na figura do 9º Batalhão de Engenharia, exer- ceu função chave para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária durante a Campanha da Itália. Ações de mobilidade, contramobilidade e proteção, além do apoio geral de engenharia, foram atividades desempenhadas com louvor por nossos combatentes em além-mar. Entretanto, tais feitos não são difundidos da maneira adequada entre os Cadetes, que demonstram pouco conhecimento sobre o assunto. Com isso, percebeu-se no livro Quebra-Canela, clássico da li- teratura militar, a oportunidade de realizar essa ligação entre história militar e o ensino profis- sional. Realizada pesquisa bibliográfica, constatou-se que dentro do livro estão exemplificados todos os Princípios gerais de emprego e características da Arma de Engenharia, logo, configu- rando a obra como uma fonte riquíssima de pesquisa e estudo sobre o emprego da Engenharia em combate. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar aos Cadetes de Enge- nharia as ações desencadeadas pela Engenharia Expedicionária, além de melhorar o processo ensino aprendizagem da Disciplina Emprego Tático I, no 2º ano do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, trazendo para os bancos acadêmicos estudos de caso reais da Engenharia da Força Expedicionária Brasileira, já que, no Plano de Disciplina não consta o estudo da FEB como conteúdo programático. Ademais, também foi realizada pesquisa de campo, a fim de saber as percepções dos Cadetes sobre seu conhecimento do trabalho do 9º BE na Campanha da Itália, além do interesse pelo estudo do tema. Os resultados indicaram margem para que se aprimore os métodos utilizados para ensino, além da necessidade de apre- sentar aos Cadetes os fatos que marcaram a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Tais fatores resultaram em um trabalho que corrobora com a visão revisionista do currículo profissional, para que se faça a inserção do estudo da Engenharia Febiana no currículo do futuro Oficial da Arma de Engenharia, herdeiro direto da tradição Azul-Turquesa. ________________________________________________________________________________ The Engineering of the Brazilian Expeditionary Force, represented by the 9th Engineering Bat- talion, played a key role in the success of the 1st Expeditionary Infantry Division during the Italian Campaign. Mobility, countermobility and protection actions, in addition to general en- gineering support, were activities performed with praise by our combatants overseas. However, such achievements no are known as it could be among Cadets, who demonstrate small knowledge on the subject. With that, was figured out in the book Quebra-Canela, classic of military literature, the opportunity to make this connection between military history and pro- fessional education. Bibliographic research was carried out, it was found that within the book all the General Principles of employment and characteristics of the Engineering Branch are exemplified, thus configuring the work as a very rich source of research and study on the use of Engineering in combat. Therefore, this work intends to present to the Engineering Cadets the actions triggered by Expeditionary Engineering, in addition to improving the teaching-learning process of the Tactical Employment Discipline I, in the 2nd year of the Engineering Course of the Military Academy of Agulhas Negras. It can brings to the academic banks real cases’ study of the Brazilian Expeditionary Force Engineering, in spite of the Discipline does not contains FEB as a syllabus. In addition, field research was also carried out in order to find out the Cadets' perceptions of their knowledge of the employment of the 9th EB in the Campaign in Italy, in addition to their interest in studying the topic. The results indicated scope for improving the methods used for teaching, in addition to the need to present to the Cadets the facts that marked Brazil's participation in World War II. Such factors resulted in a work that corroborates the revisionist view of the professional curriculum, so that the insertion of the study of FEB’s en- gineering in the curriculum of the future Engineering Officer, direct heir of the Turquoise tra- dition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectHistória militarpt_BR
dc.subjectFEBpt_BR
dc.subjectEmprego táticopt_BR
dc.titleA engenharia na força expedicionária brasileira : aplicabilidade dos princípios gerais de emprego e características da armapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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