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dc.contributor.advisorDuarte Filho, Kelson Leal-
dc.contributor.authorHiramatsu, Yuji Fujita-
dc.date.accessioned2020-12-08T13:16:53Z-
dc.date.available2020-12-08T13:16:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7936-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020.pt_BR
dc.description.abstractA constante evolução e atualização da metodologia empregada nas obras é de grande importância para assegurar projetos capazes de suprir as demandas do setor de transporte rodoviário, o qual é o principal responsável pelo fluxo logístico do Brasil. Este trabalho apresenta uma avaliação das condições das estradas de pavimentação asfáltica no Brasil para estabelecer uma comparação entre os prós e contras do método empírico de dimensionamento de pavimentos nacional com método mecanistico-empirico usado nos projetos das obras dos Estados Unidos. A pesquisa é baseada por análise sobre os trabalhos de especialistas na área de pavimentação asfáltica. Verificou-se que a manutenção de uma estrada mal construída reflete diretamente nos cofres públicos, que terão elevados gastos com manutenção, na economia, cuja logística será comprometida, e na segurança dos cidadãos, que terão que dirigir em estradas defasadas e desconfortáveis. A partir desses resultados podemos concluir que, tendo em vista o cenário atual da malha rodoviária nacional, cresce a demanda de revisões nos métodos empíricos empregados pelo DNIT por algo mais tecnológico e amplo. _______________________________________________________________________________ The constant evolution and updating of the methodology used in the works is of great importance to ensure projects capable of meeting the demands of the road transport sector, which is the main responsible for the logistics flow in Brazil. This work presents an evaluation of the conditions of asphalt paving roads in Brazil to establish a comparison between the pros and cons of the empirical method of dimensioning national pavements with the mechanistic- empirical method used in the projects of the works of the United States. The research is based on analysis of the work of specialists in the field of asphalt paving. It was found that the maintenance of a poorly constructed road directly reflects on public coffers, which will have high maintenance costs, on the economy, whose logistics will be compromised, and on the safety of citizens, who will have to drive on outdated and uncomfortable roads. From these results we can conclude that, in view of the current scenario of the national road network, the demand for revisions in the empirical methods employed by DNIT for something more technological and broader grows.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo de dimensionamento utilizado no Brasilpt_BR
dc.subjectMétodo de dimensionamento utilizado nos EUApt_BR
dc.subjectRevestimentos asfálticospt_BR
dc.subjectMétodo mecanistico-empiricopt_BR
dc.titlePavimentação asfáltica no Brasil e nos Estados Unidos da Americapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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