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dc.contributor.advisorAntunes, Andrey Felicio-
dc.contributor.authorMachado, Maria Alzira Dias-
dc.date.accessioned2020-12-08T13:09:03Z-
dc.date.available2020-12-08T13:09:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7934-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA gestão da qualidade no Exército Brasileiro vem sendo cada vez mais empregada, em virtude da busca constante pela excelência, a fim de atender à sociedade cada vez mais ávida pelo exercício pleno da cidadania. Este estudo discorre sobre a utilização das ferramentas da qualidade na melhoria dos processos da 1ª Seção do Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), no ano de 2020, procurando demonstrar que a implantação da qualidade no serviço público está em perfeita sintonia com a exigência constitucional decorrente do princípio da eficiência, insculpido na Carta Magna através da EC no 19/98. Desta forma, o trabalho em tela objetiva analisar como o emprego de determinadas Ferramentas de Qualidade colaboraram para a maior eficiência das atividades do Setor de Pessoal do HGeRJ, partindo do estudo dos processos referentes à confecção dos Boletins Internos e à entrada de documentos na 1ª Seção do HGeRJ. O mapeamento daqueles processos contribuiu para a análise dos pontos críticos dos processos e, mais ainda, permitiu que fossem identificadas as ferramentas de qualidade mais adequadas para a melhoria da produtividade dos processos supracitados. Por meio da utilização de elementos simples, como o 5S, o Ciclo PDAC e o 5W2H, demonstra-se que é possível obter ótimos resultados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract. Quality management in the Brazilian Army has been increasingly used, due to the constant search for excellence, in order to serve society increasingly eager for the full exercise of citizenship. This study discusses the use of quality tools to improve the processes of the 1st Section of the General Hospital of Rio de Janeiro (hgerj), in the year 2020, seeking to demonstrate that the implementation of quality in the public service is in perfect harmony with the requirement constitutional deriving from the principle of efficiency, inscribed in the Constitution through EC no. 19/98. In this way, the work on screen aims to analyze how the use of certain Quality Tools contributed to the greater efficiency of the activities of the Personnel Sector of HGeRJ, starting from the study of the processes related to the preparation of the Internal Bulletins and the entry of documents in the 1st Section of the HGeRJ. The mapping of those processes contributed to the analysis of the critical points of the processes and, even more, it allowed the identification of the most appropriate quality tools to improve the productivity of the aforementioned processes. Through the use of simple elements, such as the 5S, the PDAC Cycle and the 5W2H, it is demonstrated that it is possible to obtain excellent results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA utilização das ferramentas da qualidade na melhoria dos processos na 1ª seção do Hospital geral do Rio de Janeiro no ano de 2020pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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