Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Isabel Guimarães-
dc.date.accessioned2020-12-08T13:02:23Z-
dc.date.available2020-12-08T13:02:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7933-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo consiste num estudo de caso consoante a uma revisão bibliográfica, a fim de realizar uma análise crítica de fatos e dados relativos à adaptação do currículo presencial do ensino das línguas inglesa e espanhola do Colégio Militar de Fortaleza para a modalidade de Educação a Distância, visando colaborar para o EB e para os colégios militares a ele vinculados, e para todos aqueles que tiverem acesso a este trabalho, trazendo experiências significativas na área de ensino de idiomas. Este trabalho além de trazer conceitos e definições úteis para professores em geral (apesar da ênfase ser mais especificamente para os de idiomas), relata experiências dos professores de idiomas do Colégio Militar de Fortaleza no manuseio com a Plataforma Moodle e outros aplicativos utilizados em associação. Contribuiremos com uma maior compreensão do que é a Educação a Distância, da evolução desse tipo de ensino, os benefícios e suas limitações. Além disso, muitas pessoas ouvem falar de Educação a Distância, mas não conhecem um dos principais protagonistas desse tipo de ensino: a Plataforma Moodle, conhecimento esse que compartilhamos neste trabalho. Apresentamos também as soluções encontradas pelos professores da Coordenação de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) do CMF para criar avaliações justas, eficazes e significativas, em conformidade com o Sistema de Ensino e Aprendizagem por Níveis (SEAN), e para contornar as dificuldades impostas pela distância, que dificultaram a aplicação da abordagem comunicativa tão importante para o desenvolvimento da habilidade oral nos alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract. This article consists of a case study, in accordance with a bibliographic review, in order to carry out a critical analysis of facts and data related to the adaptation of the classroom curriculum for teaching English and Spanish at Colégio Militar de Fortaleza to the Distance Education modality. Ou aim is to collaborate for EB and for the military schools linked to it, and for all those who have access to this work, bringing significant experiences in the area of language teaching. This work, in addition to bringing useful concepts and definitions for teachers in general (although the emphasis is more specifically on language ones), reports experiences of language teachers from Colégio Militar de Fortaleza in handling with the Moodle Platform and other applications used in association. We will contribute to a greater understanding of what Distance Education is, the evolution of this type of education, the benefits and their limitations. In addition, many people hear about Distance Education, but do not know one of the main protagonists of this type of education: the Moodle platform, knowledge that we share in this work. We also present the solutions found by the teachers of the Coordination of Modern Foreign Languages (LEM) of the CMF to create fair, effective and meaningful assessments, in accordance with the Teaching and Learning System by Levels (SEAN), and solutions to overcome the difficulties imposed by distance, which made it difficult to apply the communicative approach so important for the development of oral skills in students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOs desafios dos Professores de idiomas do Colégio Militar de Fortaleza na montagem de um curso online na plataforma Moodlept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM_QCO_2020_Cap Isabel.pdf695,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.