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dc.contributor.authorDantas, Thiago Vieira-
dc.date.accessioned2020-12-07T19:16:04Z-
dc.date.available2020-12-07T19:16:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7923-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho consistiu em desenvolvimento de um jogo eletrônico de Ciências Naturais para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O jogo foi criado usando o programa RPG Maker, e conta a história de dois alunos do Colégio Militar que se perdem em um mundo fantasioso, onde precisarão de conhecimentos da diversidade biológica para que consigam voltar para casa. O jogo aborda temas além da classificação biológica, como a ecologia e biotecnologia, conforme os alunos progridem. A busca foi, em tempos da pandemia de Coronavírus de 2020, onde os alunos foram obrigados a estudar unicamente por ferramentas de Ensino à Distância, trazer uma alternativa agradável e eficaz no processo de aprendizagem. O presente estudo abordou a produção do jogo e utilização do RPG Maker, abordando suas vantagens e desvantagens. Após um tempo para que os alunos experimentassem o jogo, foi realizada uma pesquisa de opinião, onde os alunos opinam sobre sua experiência, possibilitando a obtenção de dados sobre a dificuldade do jogo, bem como o grau de entretenimento e a eficácia na aprendizagem. Além disso, a pesquisa também aborda o interesse na implementação futura de uma oficina de criação de jogos, onde os alunos participariam mais ativamente de sua criação, sob a supervisão do professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract. The work consisted of developing an electronic game of Natural Sciences for students of the 7th year of Elementary School. The game was created using the RPG Maker program, and tells the story of two students from the Military College who get lost in a fantasy world, where they will need knowledge of biological diversity in order to be able to return home. The game addresses topics beyond biological classification, such as ecology and biotechnology, as students progress. The search was, in times of the Coronavirus pandemic of 2020, when students were forced to study solely by Distance Learning tools, to bring a pleasant and effective alternative in the learning process. The present study addressed the game production and the use of the RPG Maker, addressing its advantages and disadvantages. After some time for the students to try the game, an opinion poll was carried out, in which the students give their opinion about their experience, enabling them to obtain data about the difficulty of the game, as well as the degree of entertainment and the effectiveness in learning. In addition, the research also addresses the interest in the future implementation of a game creation workshop, where students would participate more actively in its creation, under the supervision of the teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUtilização de jogos educativos na prática da docência em ciências naturaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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