Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSperotto, Rafael Genaio-
dc.contributor.advisorSilva, Uémerson Ferreira da-
dc.contributor.advisorPessoa, Rômulo Franklin-
dc.contributor.authorRamos, Rafael Rinaldi-
dc.date.accessioned2020-12-07T14:47:43Z-
dc.date.available2020-12-07T14:47:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7900-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020.pt_BR
dc.description.abstractOs jovens que buscam a carreira militar atualmente são oriundos da sociedade moderna cujos valores dominantes são da liberdade, dos direitos, do livre arbítrio e do desconstrucionismo. Mas ao ingressarem na vida militar estes jovens se deparam com uma instituição tradicional e secular, que cultua valores esquecidos pela sociedade atual, como verdade, lealdade, espírito de corpo, entre outros. E como inserir nesses jovens a razão e o propósito da carreira militar, como fazer com que eles sejam os futuros disseminadores dos ideários da instituição? A resposta para esta pergunta está nos cinco anos de formação, em pauta a carreira de oficiais da linha combatente do Exército Brasileiro, que se passam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Durante esse período os jovens, em regime de internato, aprendem que existe um código de conduta, um padrão de comportamento que rege todas as ações na vida militar, e inclusive está descrito em normas e regulamentos, entre os principais estão o Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) e o Estatuto dos Militares. Os oficiais que são instrutores nessas escolas de formação, majoritariamente, são rigorosos na cobrança das ações e da conduta dos alunos, pois é neste período que irão desenvolver o caráter ético-moral necessários ao longo vida militar. A convivência diária entre os superiores e os subordinados faz com que naturalmente e inconscientemente os jovens absorvam os valores inerentes a todo militar, como se fosse por um método de reprodução e repetição das ações de seus instrutores. E desta forma, de geração a geração, a instituição se perpetua e se mantem com os mesmos valores e objetivos de defender a Pátria e servir o povo brasileiro. Para compreender todo o processo de transformação e amadurecimento do caráter ético- moral, antes é necessário estudar e compreender os valores e a ética militar, as normas e códigos escritos que regem a conduta militar. Entender, primeiramente, a hierarquia e a disciplina é o caminho para compreender o funcionamento da instituição, elas são a base que rege e guia a carreira. Também de forma concomitante o espírito de corpo, patriotismo, civismo, amor a profissão, aprimoramento técnico-profissional, e fé na missão perfazem o espirito militar. Tratar dessas explicações ajuda a entender a coesão e homogeneidade da classe militar que compartilham dos mesmos pensamentos, valores, costumes, gestos e atos e que molda o indivíduo e até mesmo o distingue dos demais membros da sociedade. A premissa do estudo é que os valores e princípios que são cultivados na profissão militar mudam toda a forma de analise crítica daqueles que ingressam nesse meio passando por uma correção de conduta que molda o caráter ético e moral do indivíduo. Além de transformar a visão crítica desses jovens ingressos, também faz com que se perpetue o pleno funcionamento da instituição, Exército Brasileiro, que através da sua hierarquia e disciplina se faz permanente e secular, percorrendo gerações e os desafios do mundo contemporâneo, mas imutável nos seus valores. _________________________________________________________________________ Young people looking for a military career today come from modern society whose dominant values are freedom, rights, free will and deconstructionism. But when entering the military life these young people are faced with a traditional and secular institution, which values values forgotten by the current society, such as truth, loyalty, spirit of body, among others. And how to insert in these young people the reason and purpose of the military career, how to make them the future disseminators of the institution's ideas? The answer to this question is in the five years of formation, on the agenda of the career of officers of the combatant line of the Brazilian Army, which take place at the Preparatory School of Army Cadets (EsPCEx) and at the Military Academy of Agulhas Negras. During this period, young people, in boarding school, learn that there is a code of conduct, a standard of behavior that governs all actions in military life, and is even described in rules and regulations, among the main ones being the Army Disciplinary Regulation (RDE) and the Military Statute. The officers who are instructors in these training schools, for the most part, are strict in demanding the actions and conduct of the students, as it is during this period that they will develop the ethical-moral character necessary throughout their military life. The daily coexistence between superiors and subordinates naturally and unconsciously young people absorb the values inherent in every military, as if by a method of reproduction and repetition of the actions of their instructors. And in this way, from generation to generation, the institution perpetuates itself and maintains the same values and objectives of defending the Fatherland and serving the Brazilian people. In order to understand the entire process of transformation and maturation of the ethical- moral character, it is first necessary to study and understand the values and military ethics, the written rules and codes that govern military conduct. Understanding, first of all, hierarchy and discipline is the way to understand the functioning of the institution, they are the basis that governs and guides the career. Concomitantly, the spirit of body, patriotism, civility, love of the profession, technical and professional improvement, and faith in the mission make up the military spirit. Dealing with these explanations helps to understand the cohesion and homogeneity of the military class that share the same thoughts, values, customs, gestures and acts and that shapes the individual and even distinguishes him from other members of society. The premise of the study is that the values and principles that are cultivated in the military profession change the whole form of critical analysis of those who enter this environment, undergoing a correction of conduct that shapes the individual's ethical and moral character. In addition to transforming the critical vision of these young people, it also makes it possible to perpetuate the full functioning of the institution, the Brazilian Army, which through its hierarchy and discipline becomes permanent and secular, spanning generations and the challenges of the contemporary world, but unchanging in your values.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfissão militarpt_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectCódigo moralpt_BR
dc.titleDesenvolvimento do caráter ético-moral dos jovens que ingressam na carreira de oficial da linha combatente do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7127 Rinaldi.pdf218,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.