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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Wellington Ferreira-
dc.contributor.advisorBello, Cleriston Barbosa-
dc.contributor.advisorSouza, Edilson Maciel de-
dc.contributor.authorSantana, Raí Cardoso-
dc.date.accessioned2020-12-07T14:41:00Z-
dc.date.available2020-12-07T14:41:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7883-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020.pt_BR
dc.description.abstractAo observar o conceito de profissão apresentado por Samuel Huntington em “O soldado e o Estado”, entende-se que o posto de oficial das forças armadas é considerado uma atividade profissional pois apresenta os quesitos profissionais discutido pelo autor: especialização, responsabilidade social e corporatividade. É mencionado que nas forças armadas somente a função do oficial é considerado atividade profissional uma vez que a atividade dos praças se assemelha mais a um ofício. Samuel Huntington, assim como Morrís Janowitz em “Soldado Profissional”, explica que o profissionalismo das forças armadas é de responsabilidade unicamente do desenvolvimento profissional dos oficiais, apesar de, haver oposição de outros estudiosos. As Escolas Militares de formação são apresentados por esses dois autores como entes imprescindíveis para a formação desse quadro de profissionais além de também serem fundamentais na iniciação da construção do ethos e da identidade militar desse grupo. Mediante a isso, o presente trabalho busca analisar as quatro principais escolas de formação de oficiais combatentes do Brasil(Real Academia Militar, Escola Militar da Praia Vermelha, Escola Militar de Realengo e a Escola Militar de Resende) ao longo da história a fim de verificar se elas contribuíram ou não para o desenvolvimento profissional dessa classe, como também será verificado os fatos históricos nessas escolas que beneficiaram ou prejudicaram o desenvolvimento desse grupo e também se houve evolução do profissionalismo com as transferências de uma escola para a outra ao longo da história. ____________________________________________________________________________________ When observing the concept of profession presented by Samuel Huntington in “The soldier and the state”, it is understood that the post of officer of the armed forces is considered a professional activity because it presents the professional issues discussed by the author: specialization, social responsibility and corporativeness. It is mentioned that in the armed forces only the function of the officer is considered a professional activity since the activity of graduates is more similar to a craftsman activity. Samuel Huntington, as well as Morrís Janowitz in “Professional Soldier”, explains that the professionalism of the armed forces is solely the responsibility of the professional development of the officers, although there is opposition from other scholars. The Military Schools of formation are presented by these two authors as essential entities for the formation of this professional staff, besides being also fundamental in the initiation of the construction of the ethos and the military identity of this group. Therefore, the present work seeks to analyze the four main training schools for combatant officers in Brazil (Real Academia Militar, Escola Militar da Praia Vermelha, Escola Militar de Realengo and Escola Militar de Resende) throughout history in order to verify whether or not they contributed to the professional development of this class, as will also be verified the historical facts in those schools that benefited or hindered the development of this group and also if there was an evolution of professionalism with the transfers from one school to the other throughout history.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social e corporatividadept_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectEscolas de formaçãopt_BR
dc.titleA importância das escolas militares de formação de oficiais na profissionalização do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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