Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinho, Marcio Sousa de | - |
dc.contributor.advisor | Vilardo, Cristiane Rosas | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Thiago Caron da | - |
dc.contributor.author | Silva, Rafael Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T16:44:15Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T16:44:15Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7725 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Cavalaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a participação do Capitão José Pessoa no tocante a aquisição dos primeiros carros blindados e na organização e emprego da Companhia de Carros de Assalto no decorrer da década de 1920, considerando os diversos aspectos que influenciaram nesse processo, como o contexto histórico da época e o pensamento das lideranças militares que compunham o alto comando do Exército neste período. Foram realizadas pesquisas em documentos que retratassem os feitos e experiências vivenciadas por José Pessoa que acarretaram em sua escolha como o militar brasileiro responsável pela aquisição desse material estrangeiro, assim como as características do carro que os franceses desejavam vender para o Brasil de modo a analisar se estas características atendiam as necessidades da força naquele período e quais foram as opiniões das tropas que iriam empregar este tipo de material, e por fim uma análise do pequeno histórico que a Companhia teve em nosso país, no que tange a sua organização, instrução, infraestrutura e empregabilidade. A pesquisa bibliográfica e documental realizada nos mostrou que a decisão de compra do carro francês, que foram apenas doze unidades, atendeu bem ao objetivo de servir como material de instrução para os quadros de sua Subunidade e introduzir o conhecimento sobre blindados no Exército Brasileiro. Mas também serviu para concluir que, em decorrência de uma pequena quantidade de carros disponíveis somada ao seu alto índice de problemas técnicos, dificultou bastante o emprego operacional dessa força blindada recém criada, e que serviu também como contra-argumento para a manutenção desse tipo de tropa na organização do Exército Brasileiro. _____________________________________________________________________________________ This work aimed to analyze the participation of Captain José Pessoa with regard to the acquisition of the first armored cars and in the organization and employment of the Assault Cars’s Company during the 1920s, considering the various aspects that influenced this process, such as the history context of the time and the military leaders who made up the Army's high command in this period. Research was carried out on documents that portrayed the deeds and experiences lived by José Pessoa that led to his choice as the Brazilian military responsible for the acquisition of this foreign material, as well as the characteristics of the car that the French wanted to sell to Brazil in order to analyze whether these characteristics met the needs of the force in that period and what were the opinions of the troops that would employ this type of material, and finally an analysis of the small history that the Company had in our country, with regard to its organization, instruction, infrastructure and employability. The bibliographic and documentary research carried out showed us that the decision to purchase the French car, which was just twelve units, served well the purpose of serving as instructional material for the staff of its Subunit and introducing knowledge about armored vehicles in the Brazilian Army. But it also served to conclude that, due to the small number of available cars added to its high level of technical problems, it made the operational use of this newly created armored force quite difficult, and that it also served as a counter-argument for the maintenance of this type of troops in the organization of the Brazilian Army. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capitão José Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Carro Renault FT-17 | pt_BR |
dc.subject | Companhia de carros de assalto | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.title | Participação do Marechal José Pessoa no processo de aquisição dos primeiros carros blindados e na criação da primeira unidade blindada do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - 7130 Rafael.pdf | 986,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.