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dc.contributor.advisorRocha, Luciano Mascena da Cruz-
dc.contributor.authorMeira, Marcela Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-10T23:41:46Z-
dc.date.available2020-11-10T23:41:46Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7540-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento Militar/Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Médicos.pt_BR
dc.description.abstractA modalidade de EaD está sendo cada vez mais na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre outros(ALVES, 2011). Sendo assim, o objetivo deste artigo é abordar a Educação a Distância no Brasil sob os aspectos conceituais, histórico e legais(MIRANDA, [2016]). A ideia central deste estudo, é reflexão sobre a Evolução da Educação a Distância no Brasil, esta, que veio desde os primórdios, ultrapassando anos e continuou a evoluir mediante as tecnologias. Este artigo, tem como objetivo, analisar o pensamento, realidade desta evolução, metodologia inicial, e as mudanças metodológicas com o aprimoramento das tecnologias digitais. Realizou, uma pesquisa bibliográfica, considerando as contribuições de autores como FREIRE (1996), BELLONI (2001), VIEIRA (2010), PAREJA (2013), buscando enfatizar o diferencial do ensino e aprendizagem através da modalidade à distância,MIRANDA ([2016]). O desenvolvimento profissional não corresponde só a cursos de formação de professores mas adquirir conhecimentos seja através de uma graduação, pós-graduação, seminários , palestras a formação de professores socialmente legitimada que contribui para a formação de vários profissionais de segmentos do mercado de trabalho, com ofertas por esta modalidade: cursos livres, de capacitação, ensino médio, técnicos, graduação, pós-graduação, mestrado (SOUSA, [2014]) e outros, que ainda estão em estudo.Conclui-se que a importância da EAD na formação profissional, é de valia, pois é uma modalidade de educação que contribui para um ensino ampliado e que essa legitimação, através do amparo legal, promove ao indivíduo, ser competente, autônomo e ativo, enquanto aquisição de conhecimento teórico e prático, de forma inovadora, com situações problemas e promovendo soluções a todos, e ao mesmo tempo, instigando os alunos a serem pesquisadores e educadores, além das situações rotineiras, foi ponto fundamental para acabar com possíveis preconceitos a modalidade e inserir, no ensino brasileiro._____________________________________________________________ABSTRACT The EaD modality is being increasingly used in Basic Education, Higher Educationand in open courses, among others. Therefore, the objective of this article is to approach Distance Education in Brazil from conceptual, historical and legal aspects. The central idea of this study is to reflect on the Evolution of Distance Education in Brazil, which has been around since the beginning, going beyond years and has continued to evolve through technologies. This article aims to analyze the thinking, reality of this evolution, initial methodology, and methodological changes with the improvement of digital technologies. Conducted a bibliographic search, considering the contributions of authors such as FREIRE (1996), BELLONI (2001), VIEIRA (2010), PAREJA (2013), seeking to emphasize the differential of teaching and learning through distance learning, which contributes to training from various professionals in the labor market, with offers for this modality: free courses, training, high school, technicians, undergraduate, graduate, master's and others, which are still being studied. It is concluded that the importance of distance education in professional training is of value, as it is an education modality that contributes to an expanded teaching and that this legitimation, through legal support, promotes the individual, to be competent, autonomous and active, while acquisition oftheoretical and practical knowledge, in an innovative way, with problem situations and promoting solutions for all, and at the same time, instigating students to be researchers and educators, in addition to routine situations, was a fundamental point to end possible prejudices regarding the modality and insert in Brazilian education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.titleEnsino à distânciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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