Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Frogeri, Rodrigo Franklin | - |
dc.contributor.author | Cunha, Fábio Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-29T18:09:53Z | - |
dc.date.available | 2020-10-29T18:09:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7450 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O princípio constitucional da eficiência na Administração Pública exige que sejam utilizados mecanismos eficazes de controle financeiro. Ademais, a sociedade demanda transparência, e, para isso, os governos devem assegurar que a informação prestada seja completa, objetiva, confiável, relevante e de fácil acesso e compreensão. Um sistema de informação de controle de recebimentos sem comprovada efetividade pode levar a falhas nas rotinas administrativas ou facilitar desvios de recursos, podendo afetar negativamente a credibilidade do Sistema Colégio Militar do Brasil e do Exército Brasileiro. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do Módulo Financeiro do Sistema de Gestão Escolar (SGE) dos Colégios Militares do Exército Brasileiro. Este intento foi conseguido a partir de um estudo de caso, uma abordagem quantitativa, executada por meio de uma lógica dedutiva e epistemologia positivista. O estudo envolveu 30 operadores do Sistema de Informação de Gestão Escolar dos Colégios Militares do Exército Brasileiro. Os resultados evidenciaram que o módulo financeiro do SGE possui qualidade, com constatada percepção de efetividade pelos usuários, apesar de haver oportunidades de melhorias relativas à treinamento e critérios para preenchimento das funções | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The constitutional principle of efficiency in public administration requires effective financial control mechanisms to be used. Besides, society demands transparency, and to this end, governments must ensure that the information provided is complete, objective, reliable, relevant, easily accessible and understandable. An unrecognized receipts information system can lead to failures in administrative routines or facilitate misuse of resources and could negatively affect the credibility of the Brazilian Military College System and the Brazilian Army . The objective of this study is to evaluate the effectiveness of the Sistema de Gestão Escolar – SGE from the Brazilian Army military schools. This intent was achieved from a case study, seen by a quantitative approach, executed through deductive logic and positivist epistemology. Furthermore, this purpose was achieved by a bibliographic review and by the realization of a research with quantitative approach with 30 operators. The results demonstrated that the militaries schools system of billets generation works with quality, as visualized with effectiveness by users, although there are some opportunities for improvements regarding the training and other criteria in order to fulfill the operators functions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A efetividade de um sistema de informação no Exército Brasileiro: estudo de caso em Colégios Militares | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CGAEM_2020_TC FABIO CUNHA.pdf | 220,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.