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dc.contributor.advisorMoreira, Alessandro Messias-
dc.contributor.authorMartins, Rodrigo Gouveia-
dc.date.accessioned2020-10-29T13:09:53Z-
dc.date.available2020-10-29T13:09:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7442-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o risco do uso de conhecimento empírico para se determinar o desempenho das aeronaves AS350 do Exército Brasileiro em operações em áreas restritas. Tal abordagem se faz necessária devido ao risco constante a que são submetidas as tripulações de helicópteros da Aviação do Exército quando operando em áreas confinadas, devido a inexistência nos manuais existentes, dos gráficos de desempenho em subida vertical. Para mitigar esse risco, foi realizada uma campanha de ensaios em voo de desempenho em subida vertical na qual foi possível levantar os gráficos em diversas condições de peso, altitude pressão e temperatura e que poderá auxiliar as tripulações nos planejamentos para este tipo de operação. Tal análise baseou-se em uma pesquisa aplicada a partir dos dados obtidos e teve a finalidade de gerar conhecimento para imediata aplicação na Aviação do Exército. A análise evidenciou a existência do risco iminente de uma ocorrência aeronáutica, pois um dos fatores contribuintes, o deficiente planejamento, esteve presente na maioria dos acidentes e incidentes graves levantados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA, em aeronaves do mesmo modelo analisado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper analyzes the risk of using empirical knowledge to determine the performance of Brazilian Army AS350 aircraft in restricted area operations. Such an approach is necessary due to the constant risk to Army Aviation helicopter crews when operating in confined areas due to the lack of existing manuals of vertical climb performance charts. To mitigate this risk, a vertical climb performance flight test campaign was carried out in which it was possible to draw the graphs under various weight, altitude, pressure and temperature conditions and which may assist crews in planning for this type of operation. This analysis was based on a research applied from the obtained data and had the purpose of generating knowledge for immediate application in Army Aviation. The analysis showed the imminent risk of an aeronautical occurrence, since one of the contributing factors, the poor planning, was present in most accidents and serious incidents raised by CENIPA, in aircraft of the same model analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO risco do uso de conhecimento empírico por parte das tripulações da aviação do Exército para determinar o desempenho das aeronaves empregadas em operações em áreas restritaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

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