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dc.contributor.advisorVasques, Letícia Veiga-
dc.contributor.authorAndrade, Rayner Peixôto-
dc.date.accessioned2020-10-29T12:58:50Z-
dc.date.available2020-10-29T12:58:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7441-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda as possibilidades de educação inclusiva em Colégios Militares do Brasil. Tal abordagem se faz necessária tendo em vista a previsão legal de inclusão no seio daquele sistema escolar de alunos público-alvo da educação especial. O objetivo desta pesquisa é identificar quais são os trabalhos que já foram desenvolvidos pelas Unidades dos Colégios Militares do Brasil em adequações físicas e estruturais, treinamento e preparo dos professores e pessoal especializado, bem como qualificação de funcionários e conscientização dos alunos, além do suporte aos pais e responsáveis no contexto da educação inclusiva. Esta tarefa será conseguida a partir da revisão bibliográfica e pesquisa junto aos alunos, professores, colaboradores e responsáveis pela administração dos Colégios Militares (CM). A pesquisa evidenciou que existem oportunidade de melhoria a serem implementadas nos CM tanto em questões estruturais quanto na formação e adaptação do corpo docente para permitir uma completa adaptação aos alunos público-alvo da educação especial. Observou-se, também, que a estrutura hierarquizada da coordenação do ensino já traçou os rumos da Educação Inclusiva plena nos CM.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work approaches the possibilities of inclusive education in Military Colleges of Brazil. Such an approach is necessary owing to the legal prevision for inclusion within that school system of students target of special education. The objective of this work is to identify the degree of adequacy currently reached by the colleges in question. This task will be achieved from the literature review and research with students, teachers, collaborators and those responsible for the administration of the Military Colleges (MC). The research showed that there are opportunities for improvement to be implemented in the MC both in structural issues and in the formation and adaptation of the teachers corp to allow a complete adaptation to the special education target audience. It was also observed that the hierarchical structure of teaching coordination has already traced the directions of full Inclusive Education in the CM.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePossibilidades para a educação inclusiva em Colégios Militares do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

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