Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Alessandro Messias-
dc.contributor.authorFilho, Altair de Assumpção Barboza-
dc.date.accessioned2020-10-27T18:12:22Z-
dc.date.available2020-10-27T18:12:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7419-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado tem como tema a Acessibilidade Arquitetônica no Colégio Militar de Brasília: Problemas Estruturais e Organizacionais. Tal abordagem se faz necessária para retratar a realidade vivenciada, apresentando as dificuldades de acesso em relação às barreiras arquitetônicas encontradas no espaço escolar e apontar o tipo de infraestrutura física que as escolas oferecem para receber os alunos especiais e com limitações. Busca-se identificar as adaptações necessárias realizadas nas salas de aula e demais dependências e abordar o modo que o Colégio Militar analisado está adequando-se para atender os alunos especiais e com limitações motoras; para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e foi observado como as organizações de atendimento educacional especializado tratam do tema em questão. Averiguou-se ainda, quais os tipos de benfeitorias e tipos de acessibilidades necessitam ser realizadas bem como as metodologias que necessitam serem adotadas pelos profissionais envolvidos para que a inclusão tenha êxito e as barreiras sejam eliminadas, facilitando o acesso de alunos especiais ao meio escolar, possibilitando que o processo de ensino aprendizagem seja concretizado, chegando ao maior número de alunos possíveis.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The work presented here has as its theme Architectural Accessibility at the Military College of the Federal District: Structural and Organizational Problems Such an approach is necessary to portray the lived reality, presenting the difficulties of access in relation to the architectural barriers found in the school space and to point out the type of physical infrastructure that schools offer to receive special and limited students. It seeks to identify the necessary adaptations made in the classrooms and other dependencies and address the way that the Military College analyzed is adapting to serve special students with motor limitations; to this end, bibliographic research was conducted and it was observed how specialized educational service organizations deal with the theme in question. It was also found out what types of improvements and types of accessibility need to be performed as well as the methodologies that need to be adopted by the professionals involved in order for inclusion to be successful and barriers eliminated, facilitating the access of special students to the school environment, enabling the teaching-learning process to be realized, reaching as many students as possible. Keywords: Education. Inclusion. Methodology. Architectural barriers. Militar School.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAcessibilidade arquitetônica no Colégio Militar de Brasília : problemas estruturais e organizacionaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGAEM_2020_TC Altair.pdf528,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.