Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Fabiano Espínola-
dc.contributor.authorRodrigues Junior, Marcus Antonio-
dc.date.accessioned2020-08-11T11:14:27Z-
dc.date.available2020-08-11T11:14:27Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7136-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico constante dos sistemas de armas, dos meios de comunicação e de outros insumos utilizados para lograr o êxito nos campos de batalha, ratifica a necessidade de também aprimorarmos o militar que operará estes meios no combate. O comandante de fração que utiliza seus equipamentos de forma judiciosa e eficaz, alcança plenamente os objetivos traçados para sua fração pelos escalões superiores e obtém o mínimo de baixas nas operações. Isto é o que qualquer força armada desejaria, mas, há um longo caminho a ser percorrido, principalmente nos campos cognitivo, afetivo e psico-motor dos comandantes, ou seja, o líder de fração tem que reunir condições de prover a seus subordinados e a seus superiores todos estes anseios. Este trabalho pretende apresentar um programa de computador (“jogo de guerra”) que simula tropas em combate numa plataforma digital (combate virtual) como uma ferramenta que pode ser usada para minimizar as lacunas no adestramento dos comandantes de fração do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, fração do Regimento de Cavaria Mecanizado que possui uma diversidade enorme de meios de combate, envolvendo viaturas blindadas, metralhadoras e morteiros, dentre outros. Toda essa diversidade de material exige de seus comandantes, em todos os níveis, padrões elevados de instrução e de adestramento, que nem sempre são mantidos, por motivos diversos. O uso deste programa de simulação de combate não substitui o exercício no terreno, mas, consegue realizar tarefas ligadas ao adestramento das tropas de cavalaria mecanizada. SABRE (Sistema de Adestramento para Batalhões e Regimentos) é o nome deste programa (“software”).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulação de combatept_BR
dc.subjectAdestramentopt_BR
dc.subjectSimulação construtivapt_BR
dc.titleO emprego de simuladores de combate (simulação construtiva) para o adestramento do esquadrão de cavalaria mecanizadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Cap Marcus Jr..pdf733,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.