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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Fabiano Espínola | - |
dc.contributor.author | Rodrigues Junior, Marcus Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T11:14:27Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T11:14:27Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7136 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, Rio de Janeiro, 2006. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento tecnológico constante dos sistemas de armas, dos meios de comunicação e de outros insumos utilizados para lograr o êxito nos campos de batalha, ratifica a necessidade de também aprimorarmos o militar que operará estes meios no combate. O comandante de fração que utiliza seus equipamentos de forma judiciosa e eficaz, alcança plenamente os objetivos traçados para sua fração pelos escalões superiores e obtém o mínimo de baixas nas operações. Isto é o que qualquer força armada desejaria, mas, há um longo caminho a ser percorrido, principalmente nos campos cognitivo, afetivo e psico-motor dos comandantes, ou seja, o líder de fração tem que reunir condições de prover a seus subordinados e a seus superiores todos estes anseios. Este trabalho pretende apresentar um programa de computador (“jogo de guerra”) que simula tropas em combate numa plataforma digital (combate virtual) como uma ferramenta que pode ser usada para minimizar as lacunas no adestramento dos comandantes de fração do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, fração do Regimento de Cavaria Mecanizado que possui uma diversidade enorme de meios de combate, envolvendo viaturas blindadas, metralhadoras e morteiros, dentre outros. Toda essa diversidade de material exige de seus comandantes, em todos os níveis, padrões elevados de instrução e de adestramento, que nem sempre são mantidos, por motivos diversos. O uso deste programa de simulação de combate não substitui o exercício no terreno, mas, consegue realizar tarefas ligadas ao adestramento das tropas de cavalaria mecanizada. SABRE (Sistema de Adestramento para Batalhões e Regimentos) é o nome deste programa (“software”). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Simulação de combate | pt_BR |
dc.subject | Adestramento | pt_BR |
dc.subject | Simulação construtiva | pt_BR |
dc.title | O emprego de simuladores de combate (simulação construtiva) para o adestramento do esquadrão de cavalaria mecanizado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
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