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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo Luiz-
dc.contributor.authorTeixeira, Friedrich Lawrentz Strehlau Centurion-
dc.date.accessioned2020-07-13T13:41:30Z-
dc.date.available2020-07-13T13:41:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7028-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado no programa de pós-graduação latu sensu como requisito parcial para a obtenção do certificado em Ciências Militares com ênfase na especialização em Artilharia Antiaérea. Escola de Artilharia de Costa e Antiaéreapt_BR
dc.description.abstractA máquina de voar foi uma invenção humana que serviu para levar o poder de fogo aos campos de batalha de maneira mais rápida e precisa. Primeiro descobriu-se como fazer o homem voar por aviões, depois como fazer aviões voarem sem homens. Quando descoberto que os aviões poderiam ser remotamente pilotados, estes passaram a ser utilizados primeiramente no adestramento para pilotos de aeronaves de combate como alvos aéreos. Depois, passaram a ser vistos como ferramentas para levar o mesmo poder letal de uma aeronave convencional, mas com o advento de não ser pilotada. Em consequência disso, surgiu o SARP, que além de diminuir os riscos aos recursos humanos, é capaz de realizar diversas missões de alto risco como: reconhecimento, observação e ataque contra alvos levantados por ele mesmo, servindo, também, para aumentar o poder combativo dos detentores dessa tecnologia. Observam-se nos recentes grandes conflitos mundiais que os SARP de combate são largamente utilizados para cumprir missões que antes eram executadas por pilotos, apresentando elevado grau de eficiência e economizando meios, além de reduzir os custos gastos nas missões de forma significativa. Em decorrência disso, pretende-se apontar o emprego do SARP de combate e seus reflexos para o sistema operacional defesa antiaérea. ________________________________________________________________________________________ Abstract: The flying machine, a human invention was used to bring firepower to the battlefield more quickly and accurately. First it was discovered how to make a man fly planes, then how to make airplanes fly without men. When discovered that planes could be remotely piloted, these came to be used primarily in training for pilots of combat aircraft as aerial targets. Later came to be seen as a tool to carry the same lethal power of a conventional aircraft, but with the advent of not being piloted. Consequently came the UAS, which in addition to reducing the risks to human lifes, is able to perform various high-risk missions such as reconnaissance, observation and attack targets raised by itself, and also served to increase the fighting power of the holders of this technology. It is noticed, in the recent major world conflicts, that combat UAS are widely used to perform tasks that were previously performed by pilots, with high efficiency saving resources and reducing costs spent on missions significantly. As a result, we intend to point out the use of combat UAS and its consequences for the operational antiaircraft system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSARP de combatept_BR
dc.subjectDefesa Antiaéreapt_BR
dc.titleO advento do SARP de combate e seus reflexos para o sistema operacional de defesa antiaéreapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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