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dc.contributor.advisorChaves, André Ricardo Mourão-
dc.contributor.authorSouza, Raphael Almeida Gonçalves de-
dc.date.accessioned2020-07-13T13:36:35Z-
dc.date.available2020-07-13T13:36:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7024-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado no programa de pós-graduação latu sensu como requisito parcial para a obtenção do certificado em Ciências Militares com ênfase na especialização em Artilharia Antiaérea. Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade mostrar as possibilidades de transporte do radar SABER M60 em ambiente de selva e apresentar propostas de como será a logística para mantê-lo em funcionamento, com a intenção de mostrar como este sensor de Artilharia Antiaérea é capaz de superar as dificuldades impostas pelo ambiente amazônico. O autor aponta para o problema da região amazônica não possuir unidades militares de Artilharia Antiaérea até o presente momento e da diversidade de problemas que essa região apresenta, como densas florestas, que escondem o relevo do terreno e o tempo quente e úmido o ano todo. Porém destaca positivamente a riqueza de rios em tamanhos e números, indispensáveis para a vida na região, por serem um ótimo recurso de transporte. O autor também fala sobre o radar SABER M60, descrevendo suas características, expondo os motivos de sua criação e abordando a habilidade do material ser dividido em diversos módulos que evidenciam facilitar o acondicionamento deste sensor no meio de transporte que vai utilizar. Aborda também o que a infra-estrutura existente na região amazônica pode oferecer de recursos para repor possíveis peças defeituosas do radar, apresentando propostas de como o apoio logístico poderia ser feito para manter o radar em funcionamento. Sequencialmente, devido ao seu baixo peso e sua alta capacidade de ser desmontado em várias partes, o autor aborda como este material de Artilharia Antiaérea pode contar uma ampla variedade de tipos de transporte e de métodos de deslocamento existentes no Exército, na Marinha e na Força Aérea do Brasil, para se chegar a lugares de difícil acesso. Os meios de transporte que podem ser utilizados para transportar o radar SABER M60 são aviões, helicópteros, embarcações, viaturas e búfalos, além deste material ser transportado por própria tropa a pé, de acordo com a sua flexibilidade apresentada. Com essa ampla variedade de movimentação em território amazônico, o objetivo deste trabalho é de descrever essas formas de transportes, apresentando-os como forma de resolver o problema de movimentação nesse tipo de terreno, com tão poucas estradas e com muita vegetação, mas porém com uma enorme quantidade de rios. Todas as possibilidades de transporte do radar SABER M60, a Logística do Exército Brasileiro e a região amazônica foram títulos das pesquisas bibliográficas, em adição à consulta aos manuais e contato cerrado com o material através da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, serviram de alicerce para a formulação deste trabalho, que vem a concluir que este sensor de defesa antiaérea a baixa altura é o mais capacitado a operar nessa região existente no Brasil. ________________________________________________________________________________________ Abstract: This paper aims to show the possibilities of transporting SABER M60 radar in a jungle environment and propose how the logistics will be to keep it in operation, with the intention of showing how this Artillery Antiaircraft sensor is able to overcome the difficulties imposed by the Amazonian environment. The author points to the problem of the Amazon region has no military units Artillery Antiaircraft at the present time and the variety of problems that this region is as dense forests, hiding the relief of the terrain and the weather hot and humid all year round. But positively highlights the wealth of rivers in sizes and numbers, essential for life in the region, for being a great resource transport. The author also talks about the SABER M60 radar, describing its characteristics, explaining the reasons for its creation and addressing the ability of the material to be divided into several modules that demonstrate facilitate packaging of this sensor means of transport to be used. Also addresses the existing infrastructure in the Amazon region can offer resources to replace defective parts possible radar, presenting proposals and logistical support could be done to keep the radar in operation. Sequentially, due to its low weight and its high ability to be disassembled into several parts, the author discusses how this Artillery Antiaircraft material can tell a wide variety of types of transport and shifting methods existing in the Army, the Navy and the Air Force of Brazil, to reach inaccessible places. The means of transport that can be used to transport the SABER M60 radar are airplanes, helicopters, boats, cars and buffaloes, besides having this material transported by own troops on foot, according to its flexibility presented. With this wide range of movement in the Amazon territory, the aim of this paper is to describe these forms of transport, presenting them as a way of solving the problem of handling this type of terrain, with so few roads and lots of greenery , but however with a huge amount of rivers. All transportation possibilities SABER M60 radar, Logistics Brazilian Army and the Amazon were titles of literature searches, in addition to consulting the manual and closed contact with the material through the School of the Coast Artillery and Antiaircraft, served as the foundation for the formulation of this work, which comes to the conclusion that this sensor at low altitude air defense is better able to operate in this region exists in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRadar SABER M60pt_BR
dc.subjectSelvapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.titleLogística e transporte do Radar SABER M60 em ambiente de selvapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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