Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Elisandro Rodrigues de Freitas-
dc.contributor.authorSoares, Kleber-
dc.date.accessioned2020-07-10T14:48:44Z-
dc.date.available2020-07-10T14:48:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES,Kleber. O emprego de simuladores como facilitador do processo de aprendizagem na formação do operador do sistema de VBC AAe GEPARD 1A2. Rio de Janeiro: EsACosAAe, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6947-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea como requisito parcial para a obtenção do Grau Especialidade em Operações Militares de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoralpt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo verificar e apresentar a importância da simulação no processo de aprendizagem do operador de sistema de armas antiaéreas, mais precisamente do Sistema de Viaturas Blindadas de Combate Antiaéreo GEPARD 1A2. A fim de facilitar a compreensão do estudo, são abordados, com mais profundidade, a simulação (definição, vantagens e desvantagens), o sistema de aprendizagem com o uso de simuladores no Exército Brasileiro (EB) e na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) e, por fim, o simulador da VCB AAe GEPARD 1A2. É realizada um abordagem sobre a Artilharia Antiaérea (AAAe) e a Vtr GEPARD, com o intuito de proporcionar uma visão mais ampla sobre os objetivos da pesquisa e inserir a mesma em um plano de fundo. Ainda, é realizado uma pesquisa com os militares que concluíram o Curso de Operador da VBC AAe GEPARD 1A2 no ano de 2018, na EsACosAAe, como forma de embasar e ratificar os objetivos propostos do trabalho. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em um método de leitura exploratória e seletiva do material. A seleção das fontes de pesquisa foi baseada em publicações de autores com conhecimento sobre o assunto, especializados no meio militar e civil, através de seleção da bibliografia, coleta dos dados, crítica dos dados, leitura analítica, fichamento das fontes e aplicação de questionário com a tabulação e argumentação. Os resultados seguiram em uma análise de dados e posteriormente em uma conclusão sobre o tema. ________________________________________________________________________________________ Abstract: The present work aims to verify and present the importance of the simulation in the learning process of the antiaircraft weapons system operator, more specifically the GEPARD 1A2 Anti - Aircraft Combat Vehicle System. In order to facilitate the understanding of the study, are addressed in more depth, the simulation (definition, advantages and disadvantages), the learning system with the use of simulators in the Brazilian Army (EB) and the Coastal and Antiaircraft Artillery School (EsACosAAe) and, finally, the simulator of VCB AAe GEPARD 1A2. An approach to Antiaircraft Artillery (AAAe) and GEPARD is carried out in order to provide a broader view of the research objectives and to insert it in a background. In addition, a survey was carried out with the military that concluded the Operator Course of VBC AAe GEPARD 1A2 in 2018, at EsACosAAe, as a way of supporting and ratifying the proposed objectives of the work. To reach these objectives, a bibliographic research was carried out based on a method of exploratory and selective reading of the material. The selection of the sources of research was based on publications of authors with knowledge on the subject, specialized in the military and civil media, through bibliography selection, data collection, data critique, analytical reading, source registration and questionnaire application tabulation and argumentation. The results followed in a data analysis and later in a conclusion on the subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectGEPARDpt_BR
dc.subjectArtilharia Antiaéreapt_BR
dc.titleO emprego de simuladores como facilitador do processo de aprendizagem na formação do operador do sistema de VBC AAe GEPARD 1A2.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: ES A COS AAE: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TCC_Ten Kleber Soares.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.