Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Meira, Claudio Adão de Jesus | - |
dc.contributor.author | Costa, Marcos Vinicius Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T20:37:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T20:37:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6811 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso; EsEqEx (Escola de Equitação do Exército); Curso de Instrutor de Equitação; 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretendemos neste trabalho traçar um paralelo entre o dispositivo de ensino aprendizagem da equitação e alguns conceitos da psicanálise de Freud. O desejo de escrever sobre tal tema surgiu da percepção do quão natural é falar sobre os atributos da área afetiva quando o assunto é equitação. Diversos autores em equitação usam conceitos da psicologia. Poderíamos dizer que se trataria de uma linha ou disciplina da psicologia. As psicologias são muitas. Variadas linhas, técnicas e abordagens. A psicanalise seria uma delas. Apresentaremos considerações sobre atributos da área afetiva já apresentados intrínsecos a algumas atividades equestres como na equitação terapêutica e na despostiva. Considerando uma capacidade inata da atividade equestre em provocar a cognição ou psiquismo de forma única e específica, traçaremos considerações sobre o dispositivo de ensino-aprendizagem de equitação e a dialética consciente/inconsciente proposta por Freud. Não pretendemos reduzir os processos mentais e cognitivos convocados pela pratica equestre aos descritos por Freud na teoria psicanalítica. Mas sim tentar contribuir com mais um olhar. Com mais uma ferramenta para pensar a potencialidade do instrutor de equitação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Inconsciente | pt_BR |
dc.subject | Equitação | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o processo de ensino-aprendizagem da equitação à luz da psicanálise | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: CCFEX: ESCOLA DE EQUITAÇÃO DO EXÉRCITO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - TCC TEN BRANDÃO.pdf | 366,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.