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dc.contributor.advisorBernardes, Gabriela Rocha-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabio da Paixão-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:46:01Z-
dc.date.available2020-06-24T14:46:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Fabio da Paixão. Gestão de mídias sociais do Exército Brasileiro em apoio às Operações Militares. 2018. Monografia (Especialização) – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6801-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractExiste a Comunicação Social (Com Soc) antes e depois das mídias sociais. O Exército Brasileiro (EB) tem atualizado seus processos de comunicação para inserir-se no atual mundo globalizado, buscando, dentre outros objetivos, gerir e utilizar de maneira efetiva as mídias sociais em favor não somente da divulgação institucional, mas da interação e conectividade com os diversos públicos de interesse. Ocorre que a missão precípua da Força Terrestre impõe uma constante preparação voltada às operações militares, para as quais ainda não existe um direcionamento no que diz respeito ao emprego eficiente das mídias sociais. O objetivo deste trabalho é trazer uma análise da atual forma de gestão das mídias sociais no EB, comparando com conceitos e fundamentos das demais Forças e do GIF, no sentido de refletir sobre a importância e sugerir diretrizes preliminares para uma eficiente gestão desta poderosa ferramenta institucional como forma de manter e reforçar a imagem da Força Terrestre nas operações militares. Neste sentido, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental de modo a identificar as origens das mídias sociais, sua relação com a comunicação organizacional e sua atual estrutura e gestão dentro da visão institucional do EB. Em seguida, um levantamento conceitual e documental do papel da Comunicação Social e das mídias sociais em apoio às operações militares. A pesquisa teve como universo os órgãos centrais de Comunicação Social das 3 (três) Forças Armadas (FFAA), a saber: CCOMSEx, do EB, CCSM, da Marinha do Brasil (MB), e CECOMSAER, da Força Aérea Brasileira (FAB); além da Seção de Comunicação Social (Seç Com Soc) do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, foram empregados como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica e eletrônica. Conjuntamente, foi aplicado questionário com os encarregados pela gestão das mídias sociais em cada uma das estruturas listada, entendendo serem portadores de doutrina.pt_BR
dc.description.abstractThere is Social Communication before and after social media. The Brazilian Army has updated its communication processes to insert itself in the current globalized world, seeking, among other objectives, to effectively manage and use social media in favor not only of institutional disclosure, but of interaction and connectivity with various stakeholders. It occurs that the primary mission of the Land Force imposes a constant preparation for military operations, for which there is still no direction in the efficient use of social media. The objective of this work is to present an analysis of the current way of managing social media in EB, comparing with concepts and fundamentals of other Forces and GIF, in order to reflect on the importance and suggest preliminary guidelines for an efficient management of this powerful institutional tool as a way to maintain and reinforce the image of the Land Force in military operations. In this sense, a bibliographical and documentary research was done in order to identify the origins of social media, its relation with organizational communication and its current structure and management within the institutional vision of Brazilian Army. Then, a conceptual and documentary survey on the role of Social Communication and social media in support of military operations. The research has as a universe the central organs of social communication of the three (3) Armed Forces (FFAA), namely: CCOMSEx, from the Army, CCSM, from the Navy, and CECOMSAER, from the Air Force; in addition to the Social Communication Section (Seç Com Soc) of the Federal Intervention Office (GIF) of the city of Rio de Janeiro. For this, bibliographic and electronic researches were used as methodological procedures. Jointly, a questionnaire was applied to those in charge of managing social media in each of the listed structures, understanding that they are holders of doctrine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectOperações militarespt_BR
dc.titleGestão de mídias sociais do Exército Brasileiro em apoio às Operações Militares.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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