Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ambrosetti, Neusa Banhara | - |
dc.contributor.author | Almeida, Anderson Magno | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T13:34:29Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T13:34:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, A. M.; DUARTE. A. F. C.; OLIVEIRA, A. L. A formação continuada dos docentes da Academia Militar das Agulhas Negras. Artigo apresentado no XI Simpósio Pedagógico de Pesquisas em Educação (SIMPED). Resende, RJ: AEDB, 2018. AMAN. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Regimento Interno da Academia Militar das Agulhas Negras. 2015. ______. Subseção de Acompanhamento Pedagógico (SSAP). Diretriz de implantação do projeto metodologias ativas de aprendizagem. 2016. ______. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Plano de Gestão da Academia Militar das Agulhas Negras. 2017a. ______. Concursos Militares. Fotografia. 2017b. Disponível em: <http://www.concursosmilitares.com.br/como-ingressar-no-exercito/aman/>. Acesso em: 20 jun. 2017. ______. Divisão de Ensino. Plano Geral de Ensino. 2017c. ANASTASIOU, L.; ALVES, L. (orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2005. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/124590/mod_resource/content/1/Txt%2B13_Anastasiou_estrategias%20de%20ensino.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2018. ANDRÉ, M. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, n. 45, maio/1983, p 67-71. BASEI, A. P. O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior. 2009. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSM_689c3a30d97b472b60cc3a32565de0bb>. Acesso em: 20 jun. 2017. BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Tradução de Guilherme Cezarino. 2. reim. Belo Horizonte:UFMG, 2003. BOGDAN, R. C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: um introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: 1994. BRAGA, G. L. Da casa do trem à AMAN: fragmentos da história da AMAN na visão de um cadete fundador. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2011. BRASIL. Academia Militar das Agulhas Negras, Ensino e Pesquisa. 2017a. Disponível em:< http://www.defesa.gov.br/ensino-e-pesquisa/instituicoes-de-ensino-militar/instituicoes-de-ensino-e-pesquisa-vinculadas-ao-exercito-brasileiro/academia-militar-das-agulhas-negras-aman> Acesso em: 15 maio 2017. ______. Comandante do Exército. Portaria nº 293, de 09 de maio de 2005 – Aprova as Instruções Gerais para os Professores Militares (IG 60-02). Boletim do Exército n° 20, de 20 de maio de 2005. ______. Comandante do Exército. Portaria nº 279, de 30 de abril de 2008 – Altera as Instruções Gerais para os Professores Militares (IG 60-02) aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 293, de 9 de maio de 2005. Boletim do Exército n° 19, de 09 de maio de 2008. ______. Decreto Presidencial nº 4.502, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2002. Aprova o Regulamento para o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército - R-68. ______. Estado Maior do Exército. A política educacional para o Exército Brasileiro: fundamentos. 2000. ______. Estado Maior do Exército. O processo de transformação do Exército. 3. ed. 2010. Disponível em: <http://www.eb.mil.br/c/document_library/get_file?uuid=18d47a84-99ac-45d3-b7d5-f37c9b5e53dc&groupId=1094704>. Acesso em: 06 abr. 2018. ______. Ministério da Defesa. Portaria nº 137, de 28 de fevereiro de 2012. Aprova a Diretriz para o Projeto de Implantação do Ensino por Competências no Exército Brasileiro. Brasília, DF. 2012. ______. Ministério da Defesa. DESMil. Normas para a formação e graduação do oficial de carreira da linha de ensino militar bélico do Exército Brasileiro. EB60-N-06.003. 2013. ______. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado Maior do Exército. O Exército Brasileiro. EB20-MF-10.101. 2014. ______. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria Nº 242-EME, de 14 de outubro de 2015. Aprova a Diretriz de Adoção da Sistemática de Aproveitamento de Qualificações Funcionais Específicas no Exército Brasileiro (EB20D-01.024). 2015. Disponível em: <http://www.eb.mil.br/-/adocao-da-sistematica-de-aproveitamento-de-qualificacoes-funcionais-especificas-no-exercito-brasileiro>. Acesso em: 24 maio 2018. ______. Ministério da Defesa. Portaria nº 114-DECEx, de 31 de maio de 2017. Aprova as Instruções Reguladoras do Ensino por Competências: Currículo e Avaliação - 3ª Edição (IREC- EB60-IR-05.008). Brasília, DF. 2017b. ______. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017. ______. Ministério do Exército. Lei nº 9.786, de 8 de fevereiro de 1999. Lei do Ensino no Exército. Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9786.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017. CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. Conferência promovida pelo Presidente da República. Centro Cultural de Belém: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 4 e 5 de Março de 2005, p. 17-29. COELHO, E. A. D. Docência no ensino superior: dilemas e desafios do professor iniciante 2009. Dissertação. Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, 2009. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp136530.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2017. CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. DAVIS, C. et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 41, n. 144. p. 826-849, set/dez. 2011. Disponível em: <file:///C:/Users/anderson/Documents/MESTRADO/DISSERTAÇÃO/DEFESA/textos%20propostos%20pela%20banca/DAVIS.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018. DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, 2001. DURAN, D. Pesquisa na educação superior militar: uma perspectiva pedagógica. in. Rev. Bra. Est. Def. v. 3, nº 2, jul./dez. 2016, p. 73-90 ______. Formação, trabalho e identidades profissionais. In: CANÁRIO (Org). Formação e situações de trabalho. Tradução de Júlia Ferreira. Portugal: Porto Editora, 1997b, p. 43-52. FRANCO. M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livros Editora, 2007. GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOMES, J. C. Educação Militar: a formação do oficial na AMAN. In: GOMES, J.C; SCHAFFEL, S. L. (Org.). Coletânea de artigos científicos 2006. Rio de Janeiro: CEP. 2006. p. 50-63. Disponível em: <www.cep.ensino.eb.br/images/Documentos/revistacientifica2006.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. tradução de Maria dos Anjos Caseiro e Manuel Figueiredo Ferreira. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ______. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009. KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. da G. N. A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 483-498, set./dez. 2011. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/1171/117121313011.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2017. KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. da G. N. Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprenderem uma academia militar. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 182-195, 2014. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/971/364>. Acesso em: 19 jun. 2017. LAKATOS, E. M.; MARCONI, A. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991. LIMA, J. A. de. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos. Portugal: Porto Editora, 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986. LUCHETTI, M. S. R. O ensino no exército brasileiro: história, quadro atual e reforma. 2006. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Piracicaba, SP, 2006. MARCELO, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradutora Isabel Narciso. Portugal: Porto Editora. 1999. ______. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro, Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, pp. 7-22, 2009a. Disponível em: < http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO_Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018. MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009b. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>.Acesso em: 20 jul 2018. MATTOS, S. J. B. de. A Academia Militar das Agulhas Negras e a disseminação do saber. Revista do Docente Militar, Resende, ano 102, n. 3, dez. 2017. MAY, T. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Tradução de Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante – Revista teórica e de investigação – APM, Lisboa, v. 15, n. 1-2, p. 93-219, jan/ jun 2006. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/_09_lq_47fe12e32858f.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018. QUADRO complementar de oficiais. Ministério de Defesa. Exército Brasileiro Braço Forte – Mão Amiga. Disponível em: < http://www.eb.mil.br/armas-quadros-e-servicos/-/asset_publisher/W4kQlILo3SEa/content/quadro-complementar-de-oficiais?inheritRedirect=false>. Acesso em: 17 abr. 2017. ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v.12, n. 34, p. 94 - 181, Janeiro/Abril 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf >. Acesso em 06 out. 2017. SARMENTO, M. J. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994. SAVIANI, D. Instituições escolares: conceito, história, Historiografia e práticas. Cadernos de História da Educação - nº. 4 - jan./dez. 2005. SILVA, F. C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006. Editora UFPR. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a13n28.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018. SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma Cadernoscenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H.. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 124, dec. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353/349>. Acesso em: 06 sep. 2017. TARDIF, M. ;RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, nº 73, dez. 2000. ______. Saberes docentes e formação profissional. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 31-55. ______; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. THIOLLENT, M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cadernos de pesquisa, n. 49, p. 45-50, maio 1984. TORRES, L. L. Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.49, p. 435-451, out./dez. 2005. VAILLANT, D; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012. WORTMEYER, D. S. Desafios da internalização de valores no processo de socialização organizacional: um estudo da formação de oficiais do Exército. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia. 2007. (Dissertação). ZABALA. A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6747 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação) – Mestrado Profissional em Educação, Universidade de Taubaté-SP (UNITAU), 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema o desenvolvimento profissional do docente em uma instituição de ensino superior militar no Brasil. Teve por objetivo investigar, a partir da perspectiva de professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o processo de desenvolvimento profissional docente na instituição. O referencial teórico se apoiou em autores como Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009a, 2009b, 2012), Day (2001), entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a saberes e à formação docente que contribuem para a construção do desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com professores que trabalham há pelo menos um ano na Divisão de Ensino da AMAN. Recorreu-se à coleta de dados por meio de um survey com um questionário pré-elaborado composto por perguntas abertas e fechadas. As questões colocadas permitiram aos participantes discorrerem sobre suas perspectivas acerca das motivações, expectativas, desafios e superações associadas ao ingresso na instituição, bem como as possibilidades de desenvolvimento profissional, tendo em vista a especificidade da atuação docente neste nível de ensino. Os dados obtidos foram verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam que os professores possuem diversas formações acadêmicas, mas buscam constantemente atualização na sua área de atuação. Valorizam as formações planejadas pela instituição, mas se referem aos cursos de pós-graduação como os mais relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Confirmam a importância da aprendizagem com os pares e por intermédio da experiência em sala de aula. Revelam, ainda, que o desenvolvimento profissional do docente em sua trajetória formativa na AMAN é fortemente afetado pelo contexto institucional, o que inclui as condições de trabalho, a estabilidade funcional e as perspectivas de carreira, as oportunidades de formação, internas ou externas, o clima organizacional, as situações de aprendizado coletivo, e a cooperação entre colegas. Em síntese, os professores participantes deste estudo consideram que a instituição tem sido um espaço favorável ao seu desenvolvimento profissional e que as variadas possibilidades formativas oportunizam melhores condições de atuação profissional e de compreensão do singular contexto e da cultura institucional. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT. The present work has as its theme the professional development of the teacher in a military higher education institution in Brazil. The objective of this study was to investigate, from the perspective of teachers of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN), the process of professional development in the institution. The theoretical framework was supported by authors such as Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009a, 2009b, 2012), Day (2001), among others, who have been discussing topics related to knowledge and teacher education that contribute to the construction of professional development . This is a qualitative approach, conducted with teachers who have been working for at least one year in the Teaching Division of AMAN. Data were collected through a survey with a pre-prepared questionnaire composed of open and closed questions. The questions asked allowed the participants to discuss their perspectives about the motivations, expectations, challenges and overcomes associated with joining the institution, as well as the possibilities of professional development, given the specificity of the teaching performance at this level of education. The data obtained were verified through documentary and content analysis. The results show that teachers have several academic backgrounds, but they are constantly looking for an update in their field. They value the formations planned by the institution, but they refer to postgraduate courses as the most relevant for their professional development. They confirm the importance of learning with peers and through classroom experience. They also reveal that the professional development of the teacher in his / her formative trajectory in AMAN is strongly affected by the institutional context, which includes working conditions, functional stability and career prospects, internal or external training opportunities, organizational climate, collective learning situations, and peer cooperation. In summary, the teachers participating in this study consider that the institution has been a space favorable to their professional development and that the varied training possibilities offer better conditions for professional performance and understanding of the singular context and institutional culture. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.subject | AMAN | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior militar | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de professores da Academia Militar das Agulhas Negras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ALMEIDA.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.