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dc.contributor.advisorAmbrosetti, Neusa Banhara-
dc.contributor.authorAlmeida, Anderson Magno-
dc.date.accessioned2020-06-24T13:34:29Z-
dc.date.available2020-06-24T13:34:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALMEIDA, A. M.; DUARTE. A. F. C.; OLIVEIRA, A. L. A formação continuada dos docentes da Academia Militar das Agulhas Negras. Artigo apresentado no XI Simpósio Pedagógico de Pesquisas em Educação (SIMPED). Resende, RJ: AEDB, 2018. AMAN. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Regimento Interno da Academia Militar das Agulhas Negras. 2015. ______. Subseção de Acompanhamento Pedagógico (SSAP). Diretriz de implantação do projeto metodologias ativas de aprendizagem. 2016. ______. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Plano de Gestão da Academia Militar das Agulhas Negras. 2017a. ______. Concursos Militares. Fotografia. 2017b. Disponível em: <http://www.concursosmilitares.com.br/como-ingressar-no-exercito/aman/>. Acesso em: 20 jun. 2017. ______. Divisão de Ensino. Plano Geral de Ensino. 2017c. ANASTASIOU, L.; ALVES, L. (orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2005. 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dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6747-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Dissertação) – Mestrado Profissional em Educação, Universidade de Taubaté-SP (UNITAU), 2018pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema o desenvolvimento profissional do docente em uma instituição de ensino superior militar no Brasil. Teve por objetivo investigar, a partir da perspectiva de professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o processo de desenvolvimento profissional docente na instituição. O referencial teórico se apoiou em autores como Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009a, 2009b, 2012), Day (2001), entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a saberes e à formação docente que contribuem para a construção do desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com professores que trabalham há pelo menos um ano na Divisão de Ensino da AMAN. Recorreu-se à coleta de dados por meio de um survey com um questionário pré-elaborado composto por perguntas abertas e fechadas. As questões colocadas permitiram aos participantes discorrerem sobre suas perspectivas acerca das motivações, expectativas, desafios e superações associadas ao ingresso na instituição, bem como as possibilidades de desenvolvimento profissional, tendo em vista a especificidade da atuação docente neste nível de ensino. Os dados obtidos foram verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam que os professores possuem diversas formações acadêmicas, mas buscam constantemente atualização na sua área de atuação. Valorizam as formações planejadas pela instituição, mas se referem aos cursos de pós-graduação como os mais relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Confirmam a importância da aprendizagem com os pares e por intermédio da experiência em sala de aula. Revelam, ainda, que o desenvolvimento profissional do docente em sua trajetória formativa na AMAN é fortemente afetado pelo contexto institucional, o que inclui as condições de trabalho, a estabilidade funcional e as perspectivas de carreira, as oportunidades de formação, internas ou externas, o clima organizacional, as situações de aprendizado coletivo, e a cooperação entre colegas. Em síntese, os professores participantes deste estudo consideram que a instituição tem sido um espaço favorável ao seu desenvolvimento profissional e que as variadas possibilidades formativas oportunizam melhores condições de atuação profissional e de compreensão do singular contexto e da cultura institucional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT. The present work has as its theme the professional development of the teacher in a military higher education institution in Brazil. The objective of this study was to investigate, from the perspective of teachers of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN), the process of professional development in the institution. The theoretical framework was supported by authors such as Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009a, 2009b, 2012), Day (2001), among others, who have been discussing topics related to knowledge and teacher education that contribute to the construction of professional development . This is a qualitative approach, conducted with teachers who have been working for at least one year in the Teaching Division of AMAN. Data were collected through a survey with a pre-prepared questionnaire composed of open and closed questions. The questions asked allowed the participants to discuss their perspectives about the motivations, expectations, challenges and overcomes associated with joining the institution, as well as the possibilities of professional development, given the specificity of the teaching performance at this level of education. The data obtained were verified through documentary and content analysis. The results show that teachers have several academic backgrounds, but they are constantly looking for an update in their field. They value the formations planned by the institution, but they refer to postgraduate courses as the most relevant for their professional development. They confirm the importance of learning with peers and through classroom experience. They also reveal that the professional development of the teacher in his / her formative trajectory in AMAN is strongly affected by the institutional context, which includes working conditions, functional stability and career prospects, internal or external training opportunities, organizational climate, collective learning situations, and peer cooperation. In summary, the teachers participating in this study consider that the institution has been a space favorable to their professional development and that the varied training possibilities offer better conditions for professional performance and understanding of the singular context and institutional culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.subjectEnsino superior militarpt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional docente: perspectivas de professores da Academia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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