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dc.contributor.advisorSilva, Tainá Amorim e-
dc.contributor.authorSantana Jr, Francisco Paulo de-
dc.date.accessioned2020-06-16T11:33:11Z-
dc.date.available2020-06-16T11:33:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA Jr., Francisco Paulo de. A influência da campanha de marketing interno na melhoria da comunicação institucional das Organizações Militares de Saúde (OMS). 2019. Monografia (Especialização) - Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6737-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pósgraduação Lato Sensu, para a obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractA Comunicação Interna é um importante mecanismo para o desenvolvimento e a propagação dos valores e da cultura organizacional, contribuindo para o engajamento dos colaboradores em torno do atingimento dos objetivos organizacionais. Tendo a Comunicação Interna como tema central, a presente pesquisa relaciona esses conceitos gerenciais corporativos aos órgãos governamentais, em especial ao Exército Brasileiro, em virtude do atual anseio da sociedade brasileira pelo combate ao desperdício de recursos públicos e diminuição da máquina estatal. Sendo assim, há necessidade de se evitar burocracias desnecessárias e manter motivados os servidores públicos em busca de constantes melhorias processuais e eficiência no atendimento das demandas da população. Ao dirigir seu objeto de estudo para as Organizações Militares de Saúde (OMS), em especial os hospitais militares, este trabalho visa demonstrar as peculiaridades destas as instituições, pois estas são constituídas por vários profissionais de diferentes formações, trabalhando em turnos, onde a segregação das funções e locais de trabalho é forte. Tal heterogeneidade dificulta a Comunicação Interna entre os setores, sendo necessárias constantes ações de Marketing Interno para que se possa melhorar e aperfeiçoar esta comunicação. Neste sentido, o presente estudo buscou solucionar esta problemática através do Endomarketing ou Marketing Interno, apresentando o exemplo encontrado no Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB). Partindo desta premissa, intencionou-se conceituar endomarketing relacionando-o com sua utilização em estruturas governamentais. A presente pesquisa tenta verificar se há influência das ações de Marketing Interno na melhora do clima organizacional e comunicação interna de uma OMS. Para comprovar tal afirmação, no desenvolvimento deste trabalho, foi realizada pesquisa baseada na aplicação de um questionário aos militares de 03 (três) organizações distintas, sendo uma delas o HMAB, pois o mesmo já possuía consolidado seu Marketing Interno. Ao comparar os resultados, pode-se inferir se os dados encontrados no HMAB foram superiores aos demais e se o nível de implantação de uma campanha de Endomarketing apresenta relevância para a melhora da cultura institucional. Com os resultados obtidos verificaremos se as ações possuem efeito significativo e se tais práticas podem ser repassadas para outras Organizações Militares do Exército Brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectHospital militarpt_BR
dc.subjectMarketing internopt_BR
dc.titleA influência da campanha de marketing interno na melhoria da comunicação institucional das Organizações Militares de Saúde (OMS).pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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