Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHumme, Alex-
dc.contributor.advisorFreire, Augusto César Magalhães-
dc.contributor.advisorPedrosa, Luciano Velôzo Gomes-
dc.contributor.authorFerreira, Adolpho de Matos-
dc.date.accessioned2020-03-16T16:45:55Z-
dc.date.available2020-03-16T16:45:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6343-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Comunicações. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019.pt_BR
dc.description.abstractA educação financeira é um dos grandes problemas que o povo brasileiro enfrenta nos dias atuais. Isso porque a raíz desse problema está em duas vertentes: a cultura e a educação. A cultura brasileira herdada pelos portugueses se resume no imediatismo, aquela na qual o homem busca apenas se aventurar no desconhecido sem medir as consequências. Em finanças, isso gera um forte consumismo e endividamento, afetando a população como um todo. Somando a esse fato, a educação no Brasil não colabora para reverter essa situação. O país possui índices baixíssimos de investimentos educacionais, o que cria um analfabetismo em todas as áreas de ensino incluindo a econômica e financeira. Nesse contexto, o cadete da AMAN está sujeito a essas complicações financeiras pois faz parte da sociedade brasileira. Este trabalho tem como foco principal os cadetes do 4 º ano da AMAN, por razões como um maior grau de maturidade, por estarem lidando com dinheiro há mais tempo, e também por estarem perto de completar a formação acadêmica, o que traz novos desafios financeiros como a aquisição de um carro novo, móveis para o apartamento, aluguel e outros. Não menos importante, esta pesquisa visa também os cadetes dos anos anteriores, pois a educação financeira deve ser abordada desde o início da formação e são esses cadetes os responsáveis por difundir e manter esse hábito ao longo da formação. Este trabalho também aborda alguns aspectos importantes relativos à investimentos, de forma a facilitar e sanar qualquer dúvida que o cadete tenha em relação à aplicações financeiras. Dessa forma, o cadete criará esse hábito desde a formação e futuramente levará para a vida pessoal, evitando as consequências de uma má gestão financeira. Tais consequências também são abordadas e exemplificadas na vida do militar, de forma que fique claro que as decisões ruins estão diretamente ligadas com o desempenho profissional do mesmo. Ademais, este trabalho apresenta uma linha de hipótese que é sanada com a pesquisa de campo feita com todos os cadetes do 4º ano, de forma a materializar todo o contexto sobre educação financeira.Por fim, esta pesquisa visa alertar os cadetes sobre a importância do conhecimento e da criação de hábitos sobre educação financeira, apresentando questões comuns do cotidiano do cadete e possíveis soluções para os diversos problemas que se apresentem ao longo da vida financeira. Com isso, a pesquisa busca contribuir, mesmo que de forma pequena, com a diminuição dos índices de endividados e desinformados por conta da educação financeira precária, colaborando assim, com a educação no Brasil. ___________________________________________________________Financial education is one of the biggest problems facing the Brazilian people today. This is because the root of this problem is twofold: culture and education. The Brazilian culture inherited by the Portuguese is summed up in immediacy, one in which man seeks only to venture into the unknown without measuring the consequences. In finance, this generates strong consumerism and indebtedness, affecting the population as a whole. Adding to this fact, education in Brazil does not help to reverse this situation. The country has very low levels of educational investment, which creates illiteracy in all areas of education including economic and financial. In this context, the AMAN cadet is subject to these financial complications as he is part of Brazilian society. This work has as main focus the cadets of the 4th year of AMAN, for reasons such as a greater degree of maturity, because they have been dealing with money for a longer time, and also because they are close to completing academic training, which brings new financial challenges. such as the purchase of a new car, furniture for the apartment, rent and others. No less important, this research also targets cadets from previous years, since financial education must be addressed from the beginning of the training and it is these cadets who are responsible for spreading and maintaining this habit throughout the training. This work also addresses some important aspects related to investments, in order to facilitate and resolve any doubts that the cadet has regarding financial investments. In this way, the cadet will create this habit from training and in the future will lead to personal life, avoiding the consequences of poor financial management. Such consequences are also addressed and exemplified in the military's life, so that it is clear that bad decisions are directly linked to his professional performance. In addition, this work presents a line of hypothesis that is solved with the field research carried out with all cadets of the 4th year, in order to materialize the entire context about financial education. Finally, this research aims alert the cadets about the importance of knowledge and the creation of habits about financial education, presenting common questions of the cadet's daily life and possible solutions to the various problems that arise throughout the financial life. With this, the research seeks to contribute, even if in a small way, to the reduction of the indebted and uninformed rates due to the precarious financial education, thus collaborating with education in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCadetept_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleA importância da abordagem do tema educação financeira durante a formação acadêmica e seus reflexos na vida do futuro oficial do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6330.pdf563,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.