Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ricardo de Queiros Batista | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T12:32:11Z | - |
dc.date.available | 2020-02-28T12:32:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6053 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada individuo apresenta em si características psicológicas que definem sua personalidade. Essas características, definidas como Funções e Disposições psíquicas, sob a óptica de C.G. Jung, orientam a percepção e adaptação do indivíduo ao meio em que vive. Analisando ambiente de ensino da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN),instituição que, por meio do internato, busca fornecer condições iguais de execução para todas as avaliações da formação, observa-se cadetes que melhor se adaptam a esse ambiente por meio dos resultados acadêmicos. Essa instituição, utiliza os resultados acadêmicos como instrumento de classificação, como forma de quantificar o mérito dos cadetes estabelecendo uma hierarquia entre os docentes. Utilizando a visão da psicologia de C.G. Jung, este trabalho tem por finalidade verificar se o tipo psicológico influencia o desempenho acadêmico dos cadetes da AMAN, bem como identificar se a formação da AMAN favorece algum tipo específico de personalidade. Para analisar esta problemática, o trabalho apresenta a descrição dos tipos psicológicos e suas características baseadas nos estudos de Jung, o perfil profissiográfico do cadete, a grade curricular, os tipos de provas realizadas na AMAN e o processo de aferição do desenvolvimento acadêmico. Em seguida, apresenta resultados da aplicação de um teste de personalidade (MBTI) aplicado aos cadetes, e um questionário individual que expõem os tipos psicológicos e a classificação de cadetes voluntários a participar da pesquisa. Apresenta também, a análise das variáveis estudadas, classificação e tipo psicológico, servindo de subsídio à resposta da problemática abordada. Com este estudo, chega-se à conclusão, sob as mesmas condições de execução, do tipo de influência exercida pelos tipos psicológicos na classificação do cadete. ______________________________________________________________________________ Each individual has psychological characteristics that define his personality. These characteristics, defined as Psychic Functions and Provisions, from the perspective of C.G. Jung, guide the individual's perception and adaptation to the environment in which he lives. Analyzing the teaching environment of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN), an institution that, through the internship, seeks to provide equal conditions of execution for all training evaluations, it is observed cadets that better adapt to this environment through the results academics. This institution uses academic results as a classification instrument, as a way to quantify the merit of cadets establishing a hierarchy among teachers. Using the vision of C.G. Jung, this work aims to verify if the psychological type influences the academic performance of AMAN cadets, as well as to identify if the formation of AMAN favors some specific type of personality. To analyze this problem, the work presents the description of the psychological types and their characteristics based on Jung's studies, the cadet's professional profile, the curriculum, the types of tests carried out at AMAN and the process of measuring academic development. Then, it presents results of the application of a personality test (MBTI) applied to the cadets, and an individual questionnaire that exposes the psychological types and the classification of volunteer cadets to participate in the research. It also presents the analysis of the studied variables, classification and psychological type, serving as support for the response to the problem addressed. With this study, it comes to the conclusion, under the same conditions of execution, of the type of influence exerted by psychological types in the classification of the cadet. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cadetes | pt_BR |
dc.subject | Tipos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.subject | AMAN | pt_BR |
dc.title | A influencia do tipo psicológico no desempenho acadêmico dos cadetes da AMAN | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6438.pdf | 918,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.