Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHummel, Alex-
dc.contributor.advisorImbiriba, Gustavo Passos de Lalo-
dc.contributor.advisorPedrosa, Luciano Velôzo Gomes-
dc.contributor.authorCunha, Christian Gustavo Aquino da-
dc.date.accessioned2020-02-06T17:46:52Z-
dc.date.available2020-02-06T17:46:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5580-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Comunicações. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou identificar a presença e a semelhança de educação financeira entre os cadetes e os oficiais oriundos da AMAN para verificar se os hábitos e atitudes deles se igualam ou se divergem com o passar do tempo, e se adquirir maturidade financeira desde cedo é importante para a educação financeira, facilitando a gestão na atuação do oficial em sua rotina na tropa. A delimitação do tema, baseou-se no estudo comparativo quantitativo dos hábitos financeiros criados durante a formação e levados para a tropa entre os cadetes da Arma de Comunicações da AMAN e oficiais de Comunicações servindo na AMAN no ano de 2019. O aprofundamento do estudo, foi descritivo; quanto aos procedimentos adotados para a coleta dos dados, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e de levantamento. No início foi destacada a importância do tema, citando alguns conceitos relacionados a educação financeira, a mentalidade positiva (mindset) e a sua importância no meio militar para despertar o espírito de corpo e gerar um ambiente de trabalho sadio e favorável. Após isso foi aplicado um questionário para os cadetes do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Comunicações da AMAN e também para oficiais da arma de comunicações que estão servindo na AMAN no corrente ano. Com a pesquisa, obteve-se dados estatísticos que facilitaram a percepção do nível de educação financeira dos entrevistados, a identificação do perfil de investidor de cada um e a opinião dos cadetes e dos oficiais em relação ao assunto em questão, que foram fundamentais para atingir os resultados e conclusões. Por fim, foram expostos os gráficos utilizados para cada coleta de dados baseado nas questões presentes no Apêndice , permitindo conclusões de que realmente há uma maturidade maior por parte dos oficiais sobre o tema em questão e um certo imediatismo por parte do cadete, apesar de ser possuidor de algum conhecimento do assunto. Tal assunto ainda possibilita que novas pesquisas sejam realizadas futuramente, abordando diferentes parâmetros, porém focando sempre na melhoria da conscientização e aprimoramento do militar. _______________________________________________________________________________________ The present work aimed to identify the presence and similarity of financial education between cadets and officers from AMAN to check if their habits and attitudes are equal or diverge over time, and if acquiring financial maturity early is important for financial education, facilitating the management of the officer in his routine in the troop. The delimitation of the theme was based on the quantitative comparative study of the financial habits created during the training and taken to the troop among the AMAN Communications Weapon cadets and Communications officers serving at AMAN in 2019. The study, it was descriptive; as for the procedures adopted for data collection, bibliographic and survey research were used. At the beginning, the importance of the theme was highlighted, citing some concepts related to financial education, positive mindset (mindset) and its importance in the military to awaken the body spirit and generate a healthy and favorable work environment. After that, a questionnaire was applied to cadets of the 2nd, 3rd and 4th years of the AMAN Communications Course and also to officers of the communications weapon who are serving at AMAN this year. With the research, statistical data were obtained that facilitated the perception of the level of financial education of the interviewees, the identification of the investor profile of each one and the opinion of the cadets and officers in relation to the subject in question, which were fundamental to achieve the results and conclusions. Finally, the graphs used for each data collection based on the questions present in the Appendix were exposed, allowing conclusions that there is really greater maturity on the part of the officers on the subject in question and a certain immediacy on the part of the cadet, despite being possessing some knowledge of the subject. This subject also allows new research to be carried out in the future, addressing different parameters, but always focusing on improving the awareness and improvement of the military.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMentalidade (mindset)pt_BR
dc.subjectHábitos financeirospt_BR
dc.subjectComparativopt_BR
dc.titleEducação financeira : diferenças e semelhanças entre os hábitos dos cadetes e dos oficiais formados na AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6141.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.