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dc.contributor.advisorPinto, Hamilton de Souza-
dc.contributor.advisorRossini, Alan Dias-
dc.contributor.advisorSilva, Anderson Valentim da-
dc.contributor.authorBamberg, Willian Bueno-
dc.date.accessioned2020-02-06T14:48:18Z-
dc.date.available2020-02-06T14:48:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5556-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Comunicações. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs estratégias de coping, ou de enfrentamento, são entendidas como o conjunto de estratégias que serão utilizadas pelo indivíduo a fim de enfrentar situações que são avaliadas como excessivas, assim como, as consequentes reações emocionais causadas por elas. No contexto de formação militar utilizar adequadamente das estratégias de coping é fator que afeta diretamente o bem estar e a produtividade do cadete, visto que é natural da formação militar criar um ambiente capaz de ser considerado estressante. No presente estudo, o objetivo foi identificar através da Escala Toulusiana de Coping como os cadetes utilizam as estratégias de coping em suas rotinas, descobrir quais são as principais situações indutoras de estresse na AMAN e analisar se estratégias de coping parecidas podem influenciar na interação do indivíduo com o grupo. Participaram desta pesquisa 111 cadetes do sexo masculino, 100% do efetivo do Curso de Comunicações da AMAN. Todos os preceitos éticos foram seguidos, sendo preenchido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes preencheram os instrumentos de pesquisa de forma online: Escala de Coping Toulousiana adaptada ao Universo de cadetes da AMAN composta por 22 itens divididos em quatro fatores; e a Escala de Estresse Percebido constituída por 17 itens dividida em três fatores. O estudo foi desenvolvido em três fases. O primeiro estudo, sobre as situações que induzem o estresse nos cadetes do Curso de Comunicações, permitiu identificar as situações que o cadete, em sua avaliação primária, considera como capazes de excederem seus próprios recursos ou até mesmo prejudicar o seu bem-estar e sua saúde física e psíquica. O estudo das estratégias de coping, propriamente ditas, permitiu descrever o conjunto de esforços comportamentais e cognitivos que os cadetes utilizam a fim de enfrentar essas circunstâncias estressantes. O estudo da influência das estratégias de coping na organização em grupos permitiu, primeiramente, levantar os melhores cadetes, âmbito Curso, no fator trabalho e diversão e entender qual é o nível de coping destes cadetes inclusive, comparando-os com o restante do curso, de forma que uma segunda análise, mais aprofundada, permitiu apontar um fator das estratégias de coping capaz de influenciar a formação de grupos. O conteúdo coletado foi analisado, principalmente, a partir da perspectiva interacionista do estresse dos autores Lazarus e Folkman. Os resultados apontaram para a existência de diversas situações indutoras de estresse no contexto de formação da AMAN e que os cadetes do Curso de Comunicações utilizam de estratégias de coping para lidar com essas situações, o que é inclusive um fator capaz de influenciar na formação de grupos dentro deste ambiente, também foram levantados alguns aspectos que necessitam serem desenvolvidos tendo em vista beneficiar o bem-estar dos cadetes diante destas situações e a consequente melhor formação do futuro oficial. Sugere-se a realização de estudos adicionais a fim de investigar os resultados aqui obtidos e o seu papel no contexto de formação do Oficial do Exército Brasileiro. ____________________________________________________________________________ Coping strategies, or coping strategies, are understood as the set of strategies that will be used by the individual in order to face situations that are evaluated as excessive, as well as the consequent emotional reactions caused by them. In the context of military training, properly using coping strategies is a factor that directly affects the cadet's well-being and productivity, since it is natural for military training to create an environment that can be considered stressful. In the present study, the objective was to identify through the Toulusian Coping Scale how cadets use coping strategies in their routines, find out what are the main stress-inducing situations in AMAN and analyze whether similar coping strategies can influence the individual's interaction with the group. 111 male cadets participated in this research, 100% of the staff of the AMAN Communications Course. All ethical precepts were followed, and the Informed Consent Form was filled out. Participants filled out the survey instruments online: Toulousian Coping Scale adapted to the AMAN cadet universe composed of 22 items divided into four factors; and the Perceived Stress Scale consisting of 17 items divided into three factors. The study was developed in three phases. The first study, on the situations that induce stress in the cadets of the Communications Course, allowed to identify the situations that the cadet, in his primary assessment, considers capable of exceeding his own resources or even impairing his well-being and his physical and mental health. The study of coping strategies, properly speaking, allowed to describe the set of behavioral and cognitive efforts that cadets use in order to face these stressful circumstances. The study of the influence of coping strategies in the organization in groups allowed, firstly, to raise the best cadets, Course scope, in the work and fun factor and to understand what is the level of coping of these cadets including, comparing them with the rest of the course, so that a second, more in-depth analysis allowed to point out a factor in coping strategies capable of influencing the formation of groups. The collected content was analyzed, mainly, from the interactionist perspective of stress by authors Lazarus and Folkman. The results pointed to the existence of several stress-inducing situations in the context of AMAN formation and that the cadets of the Communications Course use coping strategies to deal with these situations, which is even a factor capable of influencing the formation of groups Within this environment, some aspects were also raised that need to be developed in order to benefit the well-being of the cadets in the face of these situations and the consequent better formation of the official future. It is suggested that additional studies be carried out in order to investigate the results obtained here and their role in the context of the formation of the Brazilian Army Officer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCopingpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.titleEstratégia de coping :avaliações da situações indutoras de estresse na AMAN perante os recursos pessoais do cadetes do curso de comunicações e sua influencia na formação de grupospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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