Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Arruda de-
dc.contributor.authorMotta, Vladimir de Matos-
dc.date.accessioned2020-01-30T13:52:14Z-
dc.date.available2020-01-30T13:52:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5459-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar as ferramentas interativas implementadas pelo docente da disciplina de Geografia do 6º ano do Colégio Militar de Santa Maria. Verificar, a partir da utilização de novos instrumentos de ensino, o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Para isso, dividimos a pesquisa em um eixo conceitual, no qual abordamos os processos sociais que estimulam o aparecimento de novas práticas educativas. Uma sociedade fortemente marcada por transformações na organização e incorporação de aparatos técnicos às atividades cotidianas e laborais. Logo em seguida destacamos como a aprendizagem está intimamente ligada ao modo produtivo. Possuindo, desta maneira, grande vínculo com a organização e os anseios sociais de cada período. O pensamento complexo, tipo de estrutura mental, é reivindicado como meio de entendimento das atuais estruturas organizacionais. Por último, são expostas as ferramentas educacionais implementadas pelo professor de Geografia do 6º ano para desenvolver as habilidades práticas e de compreensão dos alunos. Em destaque estão a problematização do conteúdo, a dimensão científica do conteúdo e a modo de ação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper aims to study the interactive tools implemented by the teacher of the Geography discipline of the 6th grade of the Military College of Santa Maria. Verify from the use of new teaching instruments, the cognitive development of students. For this, we divided the research into a conceptual axis, in which we approach the social processes that stimulate the emergence of new educational practices. A sociey strongly marked by transformations in the organization and incorporation of technical apparatus into daily and labor activities. Next, we highlight how learning is closely linked to the productive mode. Having, in this way, great bond with the organization and the social yearnings of each period. Complex thinking, the kind of mental structure, is claimed as a means of understanding curret organizational structures. Finally, the educational tools implemented by the 6th grade Geography teacher to develop students practical and understanding skills are exposed. Highlighted are the problematization of contente the scientific dimension of contente and the mode of actionpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEmprego de ferramentas interativas no auxílio ao ensino de geografia no SCMBpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAM_QCO_2019_Cap Vladimir.pdf352,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.