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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Florencio, Tupolevck | - |
dc.contributor.author | Machado, Anderson Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T13:42:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-30T13:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5457 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de contribuir com a qualidade do ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática visando atender, prioritariamente, embora possa não ser exclusiva, demandas do turno integral. A opção de relacionar Criptografia e Matemática busca, em um primeiro momento, despertar a atenção dos discentes a partir de um assunto atual e amplo. A Criptografia engloba áreas de interesse diversas, podendo partir de seu caráter histórico até discussões sobre tecnologia, segurança na internet e compras online, por exemplo. Disto, surgem oportunidades de ensino estruturadas em pilares desejáveis pelo SCMB como contextualização, interdisciplinaridade e o uso de tecnologia em sala de aula. Porém, este trabalho, embora indique fontes de consulta para o leitor que deseje outros direcionamentos em Criptografia, também delimita o tema, principalmente pela amplitude de possibilidades. Com isto, após um referencial teórico que trata de conceitos básicos e fatos relevantes em Criptografia – que visa ambientar o leitor – são apresentados os resultados, colocados na forma da Sequência Didática em si, com os Planos de Aula (PA) e Matriz de Descritores (MD) desenvolvidos conforme modelos adotados pelos Colégios Militares. A particularidade desta sequência didática também pode ser notada pelo uso do ensino de competências e habilidades, exploradas durante as aulas, como apontam as sugestões de atividades que constituem parte dos apêndices deste trabalho. Por fim, conclui-se que o turno integral também pode ser uma excelente oportunidade para as atividades da área cognitiva, desde que haja comprometimento em complementar assuntos trabalhados no turno regular, desenvolvidos de maneira atraente para os alunos. O que pode ser conferido na leitura deste estudo são possibilidades, indicando caminhos para o professor dentro de um tema tão vasto quanto a Criptografia. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT In order to contribute to the quality of the teaching of the Brazilian Military College System, this work presents a proposal for a didactic sequence aiming to attend, although it may not be exclusive, full shift demands. The option of relating Cryptography and Mathematics seeks, at first, to arouse students' attention from a current and broad subject. Cryptography encompasses several areas of interest, ranging from its historical character to discussions about technology, internet security and online shopping, for example. From this, learning opportunities arise structured in desirable pillars by SCMB such as contextualization, interdisciplinarity and the use of technology in the classroom. However, this work, although indicating sources of consultation for the reader who wants other directions in Cryptography, also delimits the theme, especially by the breadth of possibilities. Thus, after a theoretical framework that deals with basic concepts and relevant facts in Cryptography - which aims to set the reader at ease - the results are presented, placed in the form of the Didactic Sequence itself, with the Class Plans and Descriptor Matrix developed according to models adopted by the Military Colleges. The particularity of this didactic sequence can also be noted by the use of teaching of competences and skills, explored during the classes, as pointed out by the suggestions of activities that are part of the appendices of this work. Finally, it is concluded that the full shift can also be an excellent opportunity for cognitive activities, as long as there is a commitment to complement subjects worked in the regular shift, developed in an attractive way for students. What can be seen in the reading of this study are possibilities, indicating ways for the teacher within a theme as vast as Cryptography. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Criptografia e matemática: uma proposta de sequência didática para o turno integral do sistema Colégio Militar do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_CAM_QCO_2019_Cap Anderson.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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