Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias Junior, Rosemberg Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Gustavo Silva de-
dc.date.accessioned2020-01-30T10:54:00Z-
dc.date.available2020-01-30T10:54:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5433-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialistapt_BR
dc.description.abstractO Exército Brasileiro vem sofrendo uma série de transformações com a introdução de novas concepções e tecnologias, exigindo de seus recursos humanos atualizações doutrinárias periódicas e aperfeiçoamento contínuo. Evidenciando o desenvolvimento de capacidades como uma ferramenta necessária e efetiva aos desafios que o futuro apresentará, surgiu a necessidade de implantação da educação baseada em competências, a fim de contextualizar o ensino, de modo a relacionar conhecimentos e tecnologias às decisões e atuações em situações diversas. O presente trabalho teve por objetivo principal verificar o impacto da preocupação do capitão aluno com o grau obtido nas avaliações somativas na aprendizagem da competências emanadas pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Para isso foi utilizada uma amostra de 80 capitães alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do ano de 2019. No trabalho foi evidenciado que uma grande parte dos discentes não possui um correto entendimento sobre o que se trata o ensino baseado no desenvolvimento de competências, a maioria dos alunos entende que o modelo atual de ensino e avaliação prejudica o desenvolvimento de competências e que se o impacto da avaliação somativa não fosse tão determinante na carreira do militar a aprendizagem seria beneficiada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO impacto da avaliação somativa no processo de ensino aprendizagem andragógico baseado em desenvolvimento de competências no aperfeiçoamento de oficiais do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC - Cap Gustavo.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.