Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlorencio, Tupolevck-
dc.contributor.authorTorres, Roberto Carlos de Queiroz-
dc.date.accessioned2020-01-29T14:30:23Z-
dc.date.available2020-01-29T14:30:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5425-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAdmitindo-se a importância da História da Ciência como fomentadora de estratégias para o ensino e aprendizagem, nossa proposta propõe a construção da interface entre áreas distintas do conhecimento, visando melhor explorar as potencialidades dos aspectos historiográficos da ciência no contexto da Química no Ensino Médio. O presente trabalho visa tratar sobre a importância da abordagem da História da Ciência no ensino de Ciências, com ênfase especificamente no ensino da química do Ensino Médio. Acreditamos que a inserção da História da Ciência no Ensino de Química pode e deve contribuir para que os alunos, na educação básica, possam ter um maior interesse pelo conhecimento da química, na medida em que esta pode se apresentar para o aluno de uma maneira mais atrativa e significativa. Nesse sentido a proposta de interface entre essas duas áreas do conhecimento aqui alicerçado não deve se limitar a um aspecto superficial da história da ciência, pois acreditamos que a construção dessa relação deve ser mais efetiva e, portanto não se limitar apenas ao caráter meramente ilustrativo, episódico e cronológico. Assim sendo, nossa proposta visa a inserção da história da ciência no processo de contextualização no ensino da química, que possa contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa, promover a interdisciplinaridade e estimular a formação do pensamento crítico sobre o papel da química no dia a dia do aluno do Colégio Militar de Manaus. Para concretização da nossa proposta, nos propusemos a desenvolver, de forma sugestiva e exemplificativa, a elaboração de uma proposta de Sequência Didática para o ensino do assunto eletroquímica, incorporando os aspectos historiográficos e pautados na contextualização e na interdisciplinaridade para a educação em química no ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Admitiendo la importancia de la Historia de la Ciencia como estrategias de fomento para la enseñanza y el aprendizaje, nuestra propuesta propone la construcción de una interfaz entre áreas con el objetivo de explorar mejor las potencialidades de los aspectos historiográficos de la ciencia en el contexto de la Química de la Escuela Secundaria. Este documento tiene como objetivo abordar la importancia del enfoque de la Historia de la Ciencia en la educación científica, con énfasis específicamente en la enseñanza de la química en la escuela secundaria. Creemos que la inserción de la Historia de la Ciencia en la Enseñanza de la Química puede y debe contribuir para que los estudiantes, en la educación básica, puedan tener un mayor interés en el conocimiento de la química, ya que se presenta al estudiante de una manera más atractiva. y significativo. En este sentido, la interfaz propuesta entre estas dos áreas de conocimiento basadas aquí no se limita a un aspecto superficial de la historia de la ciencia, porque creemos que la construcción de esta relación debería ser más efectiva y más y no limitarse a un carácter meramente ilustrativo. , episódica y cronológica. Por lo tanto, nuestra propuesta tiene como objetivo insertar la historia de la ciencia en el proceso de contextualización en la enseñanza de la química, lo que puede contribuir a hacer que el aprendizaje sea más significativo, promover la interdisciplinariedad y estimular la formación de pensamiento crítico sobre el papel de la química en la vida cotidiana. del alumno del Colegio Militar de Manaos. Para cumplir con nuestra propuesta, propusimos desarrollar, de manera sugerente y ejemplar, la elaboración de una propuesta de Secuencia Didáctica para la enseñanza de la asignatura electroquímica, incorporando los aspectos historiográficos basados en la contextualización e interdisciplinariedad para la educación química en la escuela secundaria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleHistória da ciência: um suporte didático para uma aprendizagem significativa e crítica sobre eletroquímica no sistema Colégio Militar do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAM_QCO_2019_CAP QUEIROZ.pdf370,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.