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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlorencio, Tupolevck-
dc.contributor.authorOliveira, Natália da Matta Lopes de-
dc.date.accessioned2020-01-29T14:13:21Z-
dc.date.available2020-01-29T14:13:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5422-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA principal finalidade da nomenclatura em Química é a identificação de substâncias e espécies químicas através de palavras, sem ambiguidade. Para que seja possível deduzir uma fórmula a partir do seu nome e, vice-versa, é preciso um sistema de princípios e regras que gerem uma nomenclatura sistemática. De uma forma geral, o ensino de Química está estruturado em torno de atividades que levam à memorização, o que faz com que os alunos possuam uma visão distorcida sobre Química. Após aprovação da Diretriz para implantação do Ensino por Competência no Exército Brasileiro, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, elaborou um Subprojeto de Implantação do Ensino por Competência que tem como objetivos estimular a inovação das práticas pedagógicas, o uso das tecnologias de informação e a conscientização da perspectiva dos multiletramentos como fundamento básico para o desenvolvimento das competências discentes. Tal mudança tem o principal propósito de inverter a ação pedagógica da escola tradicional, com seu ensino propedêutico e conteudista que levava os alunos a uma mera memorização dos conteúdos. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática, usando um suporte lúdico para as aulas de Química do 1° ano do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The main purpose of chemical nomenclature is the unambiguous identification of chemical substances and species. In order to derive a formula from its name, and vice versa, a system of principles and rules that generate a systematic nomenclature is required. Generally, chemistry teaching happens using activities that lead to memorization, giving students a distorted view of chemistry. After approving the Guideline for the implementation of Teaching by Competence in the Brazilian Army, the Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, elaborated a subproject for the Implementation of Teaching by Competence, aiming to stimulate the innovation of pedagogical practices, the use of information technologies and awareness of the perspective of multi-elements as a basic foundation for developing student´s competences. Such change has the main purpose of reversing the pedagogical action of the traditional teaching, with its propaedeutic and content teaching that led the students to just memorize the contents. Thereby, the objective of this work was to develop a Didactic Sequence using a ludic support for Chemistry classes for the 1st year of Colégio Militar do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNomenclatura de compostos inorgânicos: uma proposta de sequência didática usando um suporte lúdicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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