Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Junior, José Vilson Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Silva, Leilane Rodrigues de da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:27:01Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T13:27:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5415 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise da proposta de utilização de problemas contextualizados como método de ensino da disciplina Matemática no Sistema Colégio Militar do Brasil. Tem o objetivo de verificar a eficiência da ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, tendo como foco trabalhos realizados, em específico, no Colégio Militar de Belo Horizonte. Considerou-se como fator motivador, um cenário bastante comum encontrado nas escolas, no qual um número significativo de alunos não consegue compreender de forma clara o conteúdo programático exposto pelo professor. O enfoque na problematização por meio da contextualização como metodologia de ensino visa transformar a apresentação de conteúdos utilizando-se exercícios de fixação, onde as maneiras de resolução resumem-se à aplicação de fórmulas e algoritmos, em problemas contextualizados, levando o aluno a interpretar e construir um raciocínio conciso da disciplina. Desta forma, para construir o presente trabalho, realizou pesquisa bibliográfica e ainda, com intuito de agregar dados e confiabilidade, considerando a opinião das duas partes envolvidas nessa problemática, docente e discente, foi realizado um questionário sobre o tema, com professores e alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Belo Horizonte. Ao término do trabalho, embora não se possa afirmar a completa eficácia da proposta apresentada, verificou-se que ela pode ser considerada um caminho válido a ser explorado na busca por melhorias no processo de aprendizagem e, consequentemente, proporcionar melhor desempenho dos alunos no decorrer de suas vidas acadêmica e profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract This paper presents an analysis of the proposed use of contextualized problems as a teaching method of the Mathematical discipline in the Brazilian Military College System. Its objective is to verify the efficiency of the tool in the teaching-learning process, focusing on works carried out specifically at the Military College of Belo Horizonte. It was considered as a motivating factor, a very common scenario found in schools, in which a significant number of students can not clearly understand the syllabus exposed by the teacher. The focus on problematization through contextualization as a teaching methodology aims to transform the presentation of content using fixation exercises, where the ways of solving are summarized by the application of formulas and algorithms, in contextualized problems, leading the student to interpret and build a concise reasoning of the discipline. Thus, to build the present work, conducted a literature search and also in order to aggregate data and reliability, considering the opinion of both parties involved in this issue, teacher and student, was conducted a questionnaire on the topic, with teachers and students High School of the Military College of Belo Horizonte. At the end of the work, although it is not possible to affirm the complete effectiveness of the presented proposal, it was verified that it can be considered a valid way to be explored in the search for improvements in the learning process and, consequently, provide better performance of the students during the course, their academic and professional lives. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Uma investigação da abordagem metodológica por meio de problemas contextualizados como proposta para a sala de aula do ensino médio do SCMB | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_CAM_QCO_2019_CAP_LEILANE.pdf | 537,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.