Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJúnior, José Vilson Rodrigues-
dc.contributor.authorManuel, Leandro Faria-
dc.date.accessioned2020-01-29T13:23:29Z-
dc.date.available2020-01-29T13:23:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5414-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise da ferramenta “Simulação de Organismos Internacionais – MUNDOCM” no contexto da aprendizagem fundamentada na contextualização e na interdisciplinaridade. O Projeto Pedagógico do SCMB prevê uma metodologia calcada no ensino por competências e habilidades. Tal metodologia visa trazer o discente para o centro da aprendizagem, transformando-o em protagonista do seu próprio ensino. A Simulação de Organismos Internacionais proporciona um olhar interdisciplinar e contextualizado, mesclando as competências do conteúdo de cada disciplina com as competências atitudinais, formando um cidadão cônscio de seu papel na sociedade, objetivo principal do ensino preconizado pelo SCMB. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo verificar a eficiência da ferramenta no processo de ensino aprendizagem, com foco nos trabalhos realizados em específico no Colégio Militar de Curitiba. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o papel da contextualização e da interdisciplinaridade visando uma aprendizagem significativa, além da observação e análise de várias Simulações (MUNDO CMPA, MUNDO CMSM, MUNDO CMB, MUNDO CMBH, MUNDO CMC) para comprovar a eficácia das Simulações de Organismos Internacionais como ferramenta que visa propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa baseada na contextualização e interdisciplinaridade. Pode-se verificar que ao participarem das Simulações os alunos conectam os conteúdos das diversas disciplinas, mostrando a interdependência existente entre as matérias estudadas com o mundo em que vivem. Ao debater os temas propostos os discentes pesquisam várias áreas do conhecimento, aprofundando os conteúdos e relacionando o que foi aprendido com os problemas cotidianos, apresentando soluções às demandas da sociedade. Conforme o aluno se prepara para os debates ele interioriza conteúdos de diversas áreas, além de exercitar habilidades atitudinais e afetivas, como oratória, responsabilidade e organização. Da mesma forma, os alunos conseguem fazer múltiplas interpretações da realidade, contextualizando os temas debatidos, comprovando a eficiência da ferramenta, podendo esta ser de grande valia por se tratar de prática inovadora e voltada para a melhoria do ensino no âmbito de Sistema Colégio Militar do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This paper presents an analysis of the tool “International Organizations Simulation MUNDOCM" in the context of learning grounded on contextualization and interdisciplinarity. The Military School System of Brazil (MSSB) Pedagogical Project provides a methodology based on teaching by competences and skills. This methodology aims to bring the students to the center of learning, transforming them into protagonists of their own teaching. The International Organizations Simulation provides an interdisciplinary and contextualized look, combining the powers of the contents of each discipline with attitudinal skills, forming citizens aware of their role in society, which is the main objective of teaching advocated by MSSB. In this sense, the present work aims to verify the efficiency of the tool in the teaching-learning process, focusing on the specific work carried out at the Military School of Curitiba. In order to carry out the study, a bibliographic research on the role of contextualization and interdisciplinarity aimed meaningful learning was performed, as well as observation and analysis of multiple simulations (MUNDO CMPA, MUNDO CMSM, MUNDO CMB, MUNDO CMBH, MUNDO CMC) to prove the effectiveness of international organizations simulations as a tool that aims to provide the student with a meaningful learning based on context and interdisciplinaryty. It can be seen that by participating in the Simulations students connect the contents of various subjects, showing the interdependence between the subjects studied with the world in which they live. In discussing the proposed themes, students research various areas of knowledge, deepening the contents and relating what has been learned with everyday problems, presenting solutions to the demands of society. As the student prepares for the discussions, he internalizes content from various areas, in addition to exercising attitudinal and affective skills such as public speaking, responsibility and organization. Similarly, students can make multiple interpretations of reality, contextualizing the discussed topics, proving the efficiency of the tool, which can be of great value because it is an innovative practice aimed at improving teaching within the scope of the Military School System of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA simulação de organismos internacionais – mundocm – como ferramenta de ensino aprendizagem, baseando-se na contextualização e na interdisciplinaridadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAM_QCO_2019_Cap_Leandro.pdf215,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.