Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Nadja De Assis-
dc.contributor.authorSaraiva, Larissa Lima Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-29T13:18:26Z-
dc.date.available2020-01-29T13:18:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5413-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o uso institucional que o Exército Brasileiro faz de seu perfil oficial no Instagram. Inicialmente, foi traçado um panorama do cenário atual das redes sociais no Brasil e no mundo e do papel do Instagram. Também foram apresentados documentos sobre os objetivos do Exército para a sua área de Comunicação Social e para as mídias sociais. Por fim, foi realizado um estudo descritivo de publicações do perfil, que identificou quais as temáticas mais frequentes e mais curtidas, além de como elas estavam vinculadas às atividades do Exército Brasileiro. Deste modo, foi possível identificar que os principais temas publicados no perfil oficial do Exército no Instagram tinham relação com atividades de treinamento e operacionais, além da ênfase em armamentos, veículos e equipamentos militares. Ou seja, são imagens e informações relacionadas à missão principal da instituição de defesa da Pátria e às atividades de treinamento. A partir dessa análise, foi possível concluir que a utilização do Instagram está adequado tanto à linguagem da plataforma quanto aos objetivos descritos pela Instituição. Também foi identificado que é possível avançar no que diz respeito à interatividade com os seguidores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper analyzed the Brazilian Army's institutional use of its official Instagram profile. Initially, an overview was given of the current scenario of social networks in Brazil and the world and the role of Instagram in it. Documents were also presented on the Army's objectives for its area of Social Communication and social media. Finally, a descriptive study of publications was conducted, which identified the most frequent and most liked themes, as well as how they were linked to the activities of the Brazilian Army. Thus, it was possible to identify that the main themes published in the Army's official Instagram profile were related to training and operational activities, as well as the emphasis on armaments, vehicles and military equipment. That is, they are images and information related to the main mission of the homeland defense institution and the training activities. From this analysis, it was possible to conclude that the use of Instagram is appropriate to both the platform language and the objectives described by the Institution. It was also identified that it is possible to advance with regard to interactivity with followers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO Exército Brasileiro e as mídias sociais: a experiência do perfil oficial no instagrampt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAM_QCO_2019_Cap LARISSA LIMA.pdf819,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.